CLAM - Principal  
EM DESTAQUE | entrevistas
Brasil  
Publicada em: 17/10/2012

“É preciso repolitizar a Aids”


“O Programa de Aids brasileiro encontra-se em pleno declínio, e isso é preocupante. É necessário repolitizar a questão dentro da sociedade civil e do governo, voltar para as ruas, trazer o tema novamente para a arena de debates”, avalia o antropólogo Richard Parker nesta entrevista sobre os 30 anos de Aids e os desafios políticos da epidemia no Brasil e no mundo.
   
Brasil  
Publicada em: 19/09/2012

Desejo criminalizado


Tese de doutorado da antropóloga Laura Lowenkron analisa as operações simbólicas e políticas que têm moldado as definições sobre a pedofilia. Dentre os vários sentidos que a categoria envolve, tem prevalecido a ideia de que manifestações do desejo, por si só, já expressam perigos que devem ser controlados criminalmente.
   
Colômbia  
Publicada em: 12/09/2012

MASCULINIDADES E VIOLÊNCIA


Organizações masculinistas que afirmam proteger os homens do excesso do feminismo banalizam a violência contra as mulheres. Além disso, expressam um sentimento de perda de poder em contextos nos quais se questiona a ordem de gênero, destaca a pesquisadora colombiana Mara Viveros Vigoya nesta entrevista ao CLAM. (Texto em espanhol)
   
Equador  
Publicada em: 15/08/2012

“Meu gênero é a minha identidade”


No Equador, um projeto de lei busca garantir direitos às pessoas trans
através da substituição do sexo pelo gênero no documento de
identidade. Em entrevista ao CLAM, Elizabeth Vásquez, ativista
transfeminista e autora do projeto, fala sobre a iniciativa e sobre
o uso alternativo do direito nas conquistas legais da população LGBT.
(Texto em espanhol)
   
América Latina  
Publicada em: 05/07/2012

Regulação da maternidade


"A experiência da maternidade nas classes populares se constroi para além da vida doméstica e da família nuclear, âmbitos em que costuma ser estudada", afirma a socióloga argentina Alfonsina Faya Robles. Em entrevista ao CLAM, a pesquisadora fala sobre os marcos sociais e dispositivos que regulam esta experiência em mulheres de classes populares de Recife. (Texto em espanhol)
   
Brasil  
Publicada em: 06/06/2012

Violência doméstica no Japão


As transformações de ordem social e econômica têm contribuído para o aumento da violência filial – principalmente contra as mães – e dos casos de parricídios no Japão, assinala a antropóloga brasileira Hilda Gaspar Pereira, que nos últimos anos tem estudado o fenômeno na cultura nipônica a partir de uma perspectiva histórico-cultural.
   
Brasil  
Publicada em: 06/06/2012

Números estratégicos


“A redução consistente da mortalidade materna passa antes pelo resgate da visão integral da saúde da mulher do que pela comemoração de números. Parece haver uma estratégia política do governo, que, de forma ufanista, tem tentado atrelar índices às suas políticas públicas”. Sandra Valongueiro (UFPe), sobre pesquisa divulgada pelo governo brasileiro indicando redução de 21% na mortalidade materna.
   
Colômbia  
Publicada em: 06/06/2012

Deslocamento forçado


A bibliografia sobre o conflito armado na Colômbia é extensa, porém a forma como o problema afeta a população LGBT tem sido pouco estudado. Em entrevista ao CLAM, a filósofa Nancy Prada Prada destaca os aspectos centrais de sua pesquisa sobre o deslocamento forçado de mulheres trans neste contexto. (Texto em espanhol)
   
Chile  
Publicada em: 23/05/2012

Competências para a docência


O livro Género y sexualidad: competencias para la docencia reúne os conteúdos do curso de formação de estudantes chilenos de Pedagogía em gênero e sexualidade, realizado em 2007. Nesta entrevista, Teresa Valdés (CEDEM), coordenadora do projeto no Chile, fala sobre a iniciativa e o contexto de sua implementação. (Texto em espanhol)
   
 
Publicada em: 25/04/2012

ARTIVISMOS HETERODISSIDENTES


As práticas artísticas tomam cada vez maior importância em diversas formas de ativismo. Na Escuela Audiovisual al Borde, na Colômbia, a arte desempenha um papel central como estratégia da luta política. Em entrevista ao CLAM, Ana Lucia Ramírez, uma das coordenadoras do projeto, explora esta articulação. (Texto em espanhol)
   
Página 6 de 38
Navegação por TAGS

IMS/UERJ - R. São Francisco Xavier, 524, 6º Andar, BL. E - 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - Tel.: (21) 2568-0599