CLAM - Principal  
EM DESTAQUE | entrevistas
Argentina  
Publicada em: 18/04/2012

AMPLO USO, POUCA INFORMAÇÃO


Apesar da ampliação do uso do misoprostol como método abortivo na América Latina, existe ainda pouca informação sobre sua utilização e acesso. Em entrevista ao CLAM, a antropóloga Raquel Drovetta apresenta alguns de seus achados a respeito do medicamento no contexto argentino e em outros países da região. (Texto em espanhol)
   
Brasil  
Publicada em: 10/04/2012

Anencefalia: hora de o STF decidir


“O que deve pesar na decisão do Supremo Tribunal Federal é a ausência de exigibilidade de conduta diversa, ou seja, não se pode exigir da mulher uma conduta diferente que não seja a de interromper a gravidez”. Juiz de Direito José Henrique Torres, sobre o julgamento que discutirá a constitucionalidade da antecipação do parto nos casos de anencefalia.
   
Brasil  
Publicada em: 28/03/2012

O significado do envelhecimento


Nesta entrevista, a antropóloga Mirian Goldenberg (IFCS/UFRJ), organizadora do livro Corpo, envelhecimento e felicidade, fala sobre o significado do processo de envelhecimento e como homens e mulheres vivenciam, percebem e elaboram as mudanças corporais, sociais ou psicológicas resultantes da passagem do tempo.
   
Colômbia  
Publicada em: 14/03/2012

Colômbia aguarda a sentença


Em 2011 a Corte Constitucional colombiana demandou que o Congresso legislasse sobre o matrimônio igualitário. Sete meses depois, o texto final da sentença permanece desconhecido. Em entrevista ao CLAM, Mauricio Albarracín Caballero analisa as consequências deste atraso sobre os direitos das pessoas LGBT. (Texto em espanhol)
   
Brasil  
Publicada em: 07/03/2012

“Não podemos mais conviver com desigualdades”


Incidir sobre a naturalização da desigualdade entre homens e mulheres é o caminho para melhorar a condição das mulheres brasileiras em aspectos relativos à saúde, aos direitos reprodutivos e ao acesso ao mercado de trabalho, afirma a nova ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci, em entrevista ao CLAM.
   
Brasil  
Publicada em: 29/02/2012

Quebrando o silêncio


“É preciso mudar o enfoque dado à homossexualidade na Educação, da área da sexualidade/saúde para o campo da cidadania/direitos”, avalia Toni Reis, presidente da ABGLT e autor da tese de doutorado “O silêncio está gritando: a homofobia no ambiente escolar”, defendida recentemente na Universidad de la Empresa (Montevidéu, Uruguai).
   
Brasil  
Publicada em: 25/01/2012

Álcool e gênero: uma combinação moral


Em entrevista ao CLAM, a psicóloga e doutora em Saúde Coletiva Fernanda de Carvalho Vecchi Alzuguir analisa os impactos do alcoolismo sobre as mulheres. Dimensão moral e relações de gênero são aspectos relevantes no percurso médico dessas mulheres.
   
México  
Publicada em: 18/01/2012

Um espaço de liberdade


"As ruas e os bairros gays são muito mais que cenários de consumo. Articulam práticas identitárias e de visibilidade e, portanto, representam conquistas do espaço público por parte das minorias sexuais", afirma em entrevista ao CLAM o historiador mexicano Rodrigo Laguarda. (Texto em espanhol)
   
Brasil  
Publicada em: 11/01/2012

Integralidade é um objetivo


Coordenadora da área técnica da saúde da mulher do Ministério da Saúde, Esther Vilela afirma que a MP 557 tem como objetivo melhorar a qualidade dos serviços de saúde, lembra que a medida ainda será discutida no Congresso e frisa que o governo está comprometido com a saúde da mulher em todos os seus eventos.
   
Brasil  
Publicada em: 10/01/2012

O sexo e a cor da desigualdade


Dados divulgados pelo Laboratório de Análises Econômicas, Históricas e Estatísticas das Relações Raciais (Laeser/UFRJ) apontam como a desigualdade de renda separa mulheres brancas de negras e como a violência de gênero não está dissociada de aspectos raciais. Marcelo Paixão, coordenador do Laeser, fala sobre os números.
   
Página 7 de 38
Navegação por TAGS

IMS/UERJ - R. São Francisco Xavier, 524, 6º Andar, BL. E - 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - Tel.: (21) 2568-0599