CLAM - Principal  
DESTACADOS | artículos y reseñas | diversidad sexual
 
Publicada em: 30/10/2008

Comparecer –un comentario


En razón del fallo judicial que autorizó el cambio legal de nombre y sexo sin cirugía a una persona trans en Argentina, el investigador y activista Mauro Cabral expone el estado de situación del debate sobre la noción de identidad de género.
   
 
Publicada em: 25/06/2008

Estigma, violencia y escándalo


En conferencia presentada en el CLAM, el antropólogo Don Kulick (NYU) analizó la "política del escándalo", a partir de su investigación con travestis en Bahia. Su libro Travestis, prostituição, sexo, gênero e cultura no Brasil fue lanzado en portugués. (Texto en portugués)
   
Mauro Cabral  
Publicada em: 06/03/2007

Como la que más


En el presente artículo, Mauro Cabral, activista por los derechos sexuales, reflexiona sobre la economía carnal de la asignación de género en Occidente y las demandas de los movimientos intersex en relación a las cirugías de reasignación de sexo.
   
 
Publicada em: 16/05/2006

Educação, diferença, diversidade e desigualdade


Por Sergio Carrara (CLAM/IMS/UERJ). Trabalhar simultaneamente a problemática do gênero, da diversidade sexual e da raça e etnia, ou seja, abordar em conjunto, a misogenia, a homofobia e o racismo não é apenas uma proposta absolutamente ousada, mas oportuna e necessária. No Brasil, o estudo desses três temas e dos correlativos processos de discriminação social deu origem a campos disciplinares distintos (quem estuda uma coisa, não estuda outra), a diferentes arenas de atuação de ativistas (cujo diálogo entre si nem sempre é fácil), e, finalmente, a políticas públicas específicas.
   
Greg Mullins  
Publicada em: 06/09/2005

Direitos sexuais: uma nova política de reconhecimento


Palestra proferida no CLAM por Greg Mullins, dia 5 de setembro de 2005.
   
 
Publicada em: 07/07/2005

Casamento gay


Por Samantha Buglione. Talvez a união homossexual incomode tanto porque nos obriga a pensar o que é família e casamento. E obriga a descortinar a hipocrisia que sustenta parte das nossas instituições.
   
 
Publicada em: 20/06/2005

Só os viris e discretos serão amados?


Sérgio Carrara. Paradas do orgulho de lésbicas, gays, transgêneros e bissexuais se multiplicam pelo país e começam a merecer a devida atenção dos institutos de pesquisa. Na última parada paulistana, o Datafolha investigou manifestantes e opiniões através de um "survey". Começa a ser também divulgada pesquisa conduzida em 2004, na parada carioca, pelo Centro Latino-Americano em Sexualidade e Direitos Humanos (da Universidade Estadual do Rio de Janeiro), Grupo Arco-Íris e Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (Universidade Candido Mendes).

   
 
Publicada em: 13/05/2005

Direitos sexuais de gays, lésbicas e transgêneros no contexto latino-americano


Por Roger Raupp Rios. Um exame da situação dos direitos de gays, lésbicas e transgêneros (designados neste trabalho como "direitos sexuais GLBT") na América Latina pode ser realizado a partir de múltiplas perspectivas.
   
Página 2 de 2

volver




IMS/UERJ - R. São Francisco Xavier, 524, 6º Andar, BL. E - 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - Tel.: (21) 2568-0599