CLAM - Principal  

TAGs

Traducir

DESTACADOS | artículos y reseñas | comportamiento sexual
 
Brasil

ABRASCO evalúa el GT Gênero y salud

Criado em 1995, o Grupo Temático Gênero e Saúde tem como finalidade ampliar a incorporação da perspectiva de Gênero nos espaços de atuação da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO). Em agosto, o GT realizou, durante o 11° Congresso Mundial de Saúde Pública e 8° Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva a oficina Políticas de Saúde para as Mulheres e Reformas do Setor Saúde: focalização ou universalidade?

Segundo avaliação da médica Wilza Vieira Vilela, coordenadora do GT, os debates travados em 2006 mostraram que a garantia de ações de saúde de qualidade para as mulheres é essencial, embora não suficiente; e que as dimensões técnicas, políticas, econômicas e as concepções ideológicas que permeiam as propostas de eqüidade na saúde são temas que precisam ser abordados sob o enfoque de gênero. Para ela, ficou também “evidenciada a necessidade de problematizar a pobreza como um determinante específico da (falta de) saúde das mulheres”.

Clique aqui e conheça o relatório completo de Gênero e Saúde no 11° Congresso Mundial de Saúde Pública e 8° Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, edição especial do Boletim Informativo da ABRASCO sobre as atividades desenvolvidas pelo GT este ano.

Publicada em: 21/11/2006

volver




IMS/UERJ - R. São Francisco Xavier, 524, 6º Andar, BL. E - 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - Tel.: (21) 2568-0599