CLAM - Principal  
DESTACADOS | en los medios
22/07/2010 - - EFE - Argentina
Publicada em: 22/07/2010

Interpretação sobre casos de aborto legal gera polêmica na Argentina


A atualização de uma guia do Governo argentino que permite aos médicos interromper as gestações que são frutos de estupro sem necessidade de intervenção judicial desembocou hoje em uma nova polêmica entre os setores progressistas e conservadores do país.
   
22/07/2010 - - Reuters - Argentina
Publicada em: 22/07/2010

Casamento gay na Argentina expõe perda de influência da Igreja no continente


O fracasso da Igreja Católica em impedir a adoção do casamento homossexual na Argentina mostra que o clero, outrora tão poderoso, está perdendo sua influência no país. A lei, que também autoriza adoções, foi aprovada na semana passada sob aplausos de centenas de casais homossexuais reunidos diante do Congresso. A Igreja se opunha à mudança, qualificando a família homossexual de perversa.
   
22/07/2010 - - O Globo - Brasil
Publicada em: 22/07/2010

Governo volta a defender descriminalização do aborto em documento oficial


Dois meses após ter sido excluída do 3º Programa Nacional dos Direitos Humanos, a descriminalização do aborto voltou a ser defendida oficialmente pelo governo brasileiro. No documento Consenso de Brasília, resultado da XIª Conferência Regional sobre Mulheres do Caribe e da América Latina, do Cepal, vinculado à ONU, a ministra da Secretaria Especial de Políticas para Mulheres, Nilcéa Freire, defendeu a revisão das leis que prevêem medidas punitivas contra as mulheres que tenham cometido aborto. Esta é uma das 79 ações previstas no texto, incluída no capítulo dos direitos sexuais e reprodutivos. O evento ocorreu em Brasília e ratificou posições de tratados internacionais.
   
22/07/2010 - - Estadão - Brasil
Publicada em: 22/07/2010

Dilma diz a bispo que aborto é questão de saúde pública


A candidata da PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, respondeu hoje a um artigo publicado no site da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), assinado por d. Luiz Gonzada Bergonzini, bispo de Guarulhos, na Grande São Paulo, recomendando o boicote à candidatura dela por causa da defesa do aborto nos casos permitidos por lei. Em entrevista à rádio Marano, de Garanhuns (PE), concedida hoje de manhã, Dilma avaliou que o aborto não deve ser tratado como uma questão religiosa, mas de saúde pública.
   
22/07/2010 - - Folha de São Paulo - Brasil
Publicada em: 22/07/2010

Serra promete manter proibida prática do aborto no Brasil


O candidato José Serra (PSDB) prometeu, se for eleito, manter proibida a prática do aborto no Brasil. Serra disse que não pretende mudar a lei atual que, apesar de vedar o aborto, determina que a rede pública de saúde dê assistência a mulheres que têm complicações provocadas pela interrupção da gravidez.
   
21/07/2010 - – Página 12 - Argentina
Publicada em: 21/07/2010

“Un gran avance que elimina las dudas”


La decisión del ministro Juan Manzur de elevar a rango de resolución la Guía sobre abortos no punibles fue saludada desde diversos ámbitos ligados a la salud y el movimiento de mujeres. Para activistas, especialistas y médicos, la decisión del Ministerio de Salud nacional de convertir en resolución la Guía para la Atención de los casos de Abortos No Punibles viene a saldar un vacío informativo en los hospitales y también en los tribunales. Lo que evita su aplicación.
   
21/07/2010 - - La Nación - Chile
Publicada em: 21/07/2010

Festejan fallo que permite tuición de niño a tío gay


Movilh calificó como “histórica” la resolución de la Corte de Apelaciones en caso de hijo de mujer afectada por esquizofrenia.
   
21/07/2010 - - BioBio.cl - Chile
Publicada em: 21/07/2010

Indemnizarán a adolescente tras prohibirle asistir a su propia fiesta de graduación por ser lesbiana


Se suponía que iba a ser uno de los días más inolvidables de su vida, pero tan pronto se supo que la adolescente Constance McMillen (17) asistiría a su fiesta de graduación con su novia, se desató la bomba y su escuela hizo lo posible para prohibir su ingreso. A tal punto, que incluso le dieron una dirección falsa para que nunca llegara al evento.
   
21/07/2010 - - Agencia Informativa Latino Americana - México
Publicada em: 21/07/2010

Sentenciam a mulheres mexicanas por interrupção da gravidez


Quatro mulheres mexicanas foram sentenciadas com até 29 anos de cárcere pela interrupção de suas gravidezes, denunciou a diretora do Centro de Atenção à Mulher Las Libres, Verónica Cruz Sánchez.
   
21/07/2010 - – El Universal – México, DF
Publicada em: 21/07/2010

Abre GDF oficina para turismo lésbico-gay


La secretaría de Turismo capitalina inauguró la primera Oficina de Turismo Lésbico Gay, que desarrollará programas para la atención de este sector de la población, con el fin de lograr que la Ciudad de México se convierta en un destino gay friendly.
   
Página 253 de 546
IMS/UERJ - R. São Francisco Xavier, 524, 6º Andar, BL. E - 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - Tel.: (21) 2568-0599