CLAM - Principal  

TAGs

Traducir

DESTACADOS | noticias CLAM
 
Brasil

Chamada para trabalhos

Estão abertas as inscrições de trabalhos para os GTs “Homossexualidades, Cultura e Identidade” e “Sexualidade, Raça e Geração: perspectivas contemporâneas em debate” que serão realizados entre os dias 11 e 14 de junho, durante a 25a Reunião Brasileira de Antropologia, em Goiás.

Coordenado por Fabiano Souza Gontijo (Universidade Federal do Piauí) e Anna Uziel (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), o GT “Homossexualidades, Cultura e Identidade” mostrará, através de análises teóricas ou experiências de pesquisa, como as diferentes tradições políticas e culturais determinam percursos individuais e coletivos diversos, onde residem as resistências socais ou quais são as faces do preconceito, da discriminação, do sexismo e da homofobia.

Entre os temas que podem ser abordados estão: direitos sexuais e direitos humanos; mídia, estereótipos e sexualidade; ativismo e militância; produção literária e (homo)cultura; raça e homossexualidade; gerações, juventude, envelhecimento e homossexualidade; culturas homossexuais; homoparentalidade; homoconjugalidade; preconceito, discriminação e homofobia; violência e cultura; transgêneros; corpo e corporeidade; homossexualidades urbanas; contestação e movimentos sociais; construção discursiva; questões ético-metodológicas e pesquisa; teoria queer; homoerotismo e emancipação sexual.

Já o GT “Sexualidade, Raça e Geração: perspectivas contemporâneas em debate” está sendo coordenado por Laura Moutinho (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) e Flávia de Mattos Motta (Universidade Federal de Santa Catarina). A iniciativa abordará os limites da liberdade e da responsabilidade e o complexo respaldo no quadro da política sexual e dos direitos humanos no mundo.

Neste debate, podem ser abordados assuntos como: masculinidades, feminilidades e representações de gênero, raça e idade; sexualidade e especificidades culturais, étnicas, etárias, de classe e de raça; sexualidade, reprodução e afetividades; conjugalidade, paternidade, maternidade; sexualidade e raça: envelhecimento, gerações, grupos de idade; direitos humanos e cidadania; sexualidades: violências, exclusões e desigualdades; cálculos relativos a prevenção às DST/Aids e os desafios teóricos e políticos atuais em torno de gênero, raça, idade e sexualidade.

As propostas devem ser enviadas até o dia 19 de março através do portal da ABA ou do endereço http://sec.adaltech.com.br/aba/2005/index.asp. Cada congressista poderá enviar uma única proposta, com no máximo 3 co-autores.

Publicada em: 02/02/2006

volver




IMS/UERJ - R. São Francisco Xavier, 524, 6º Andar, BL. E - 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - Tel.: (21) 2568-0599