CLAM - Principal  

TAGs

Traducir

DESTACADOS | noticias CLAM
 
Brasil

Género en destaque

A 1ª Jornada Interdisciplinar de Estudos de Gênero proporcionou o intercâmbio e o diálogo entre os profissionais e os estudantes dos diversos campos disciplinares que desenvolvem trabalhos nesta área dentro da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Realizada nos dias 04 e 05 de dezembro, a iniciativa reuniu diversos olhares sobre o tema.

“Neste projeto, professores, pesquisadores e estudantes da pós-graduação da UERJ se reuniram para trocar conhecimentos sobre gênero a partir de diferentes perspectivas. A ação também permitiu a interlocução entre os diversos núcleos de pesquisa e o reconhecimento de parceiros institucionais”, comenta a professora do Instituto de Medicina Social e integrante do CLAM, Fabíola Rohden.

O evento foi realizado em parceria entre o Centro Latino-Americano em Sexualidade e Direitos Humanos (CLAM), o Núcleo de Estudos de Desigualdades e Relações de Gênero (NUDERG), vinculado ao Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais, o Núcleo de Estudos e Pesquisa em Enfermagem (NEPEM) e o Programa de Estudos de Gênero, Geração e Etnia: demandas sociais e políticas públicas (PEGGE), da Faculdade de Serviço Social.

Durante a jornada, sete mesas discutiram diversos aspectos sobre o tema. As apresentações comentaram a produção de discursos e saberes sobre gênero na medicina e psicologia; saúde; poder, cidadania e violência; educação, cultura e trabalho; sexualidade, comportamentos e práticas; reprodução e representações de gênero na literatura e telenovelas.

“A iniciativa permitiu reconhecer os pesquisadores da universidade que estão atuando com temas afins e fortalecer as linhas temáticas trabalhadas por cada um. O intuito é que a Jornada se torne uma referência regional e, no futuro, seja realizada uma vez por ano ou a cada dois anos”, afirma Dayse de Paula, coordenadora do PEGGE.

Publicada em: 05/12/2006

volver




IMS/UERJ - R. São Francisco Xavier, 524, 6º Andar, BL. E - 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - Tel.: (21) 2568-0599