CLAM - Principal  

TAGs

Traducir

DESTACADOS | noticias CLAM
 
Brasil

Libro aborda la homoparentalidad

O tema da adoção e da parentalidade de gays, lésbicas e travestis tornou-se, nos últimos anos, objeto de investigações acadêmicas e de reflexão de toda a sociedade brasileira. No livro “Homossexualidade e adoção” (CLAM/Editora Garamond), que será lançado no Rio de Janeiro, na segunda-feira, 8 de outubro, a psicóloga social Anna Paula Uziel, do Instituto de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), revela que o reconhecimento dos direitos de gays, lésbicas, travestis e transgêneros no Brasil parece se realizar no âmbito do Judiciário, aparentemente bem mais avançado do que outros poderes, como o Legislativo, em suas concepções de família e reprodução.

A obra é fruto da tese de doutorado em antropologia social da autora, defendida na Unicamp em 2002. Na pesquisa, a pesquisadora entrevistou operadores do Direito – promotores, defensores públicos e juízes – e técnicos – psicólogos e assistentes sociais – em uma Vara da Justiça do Rio de Janeiro. Segundo Uziel, “desnaturalizar a relação entre parentalidade e homossexualidade como uma relação necessária é a maior contribuição do livro”.

O livro será lançado às 19h, na Livraria Argumento (Copacabana – Rua Barata Ribeiro, 502).

Clique aqui para ler a entrevista com a autora, Anna Paula Uziel

Leia a resenha do livro escrita pelo antropólogo Fabiano Gontijo

Clique aqui para comprar

Publicada em: 04/10/2007

volver




IMS/UERJ - R. São Francisco Xavier, 524, 6º Andar, BL. E - 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - Tel.: (21) 2568-0599