CLAM - Principal  

TAGs

Traducir

DESTACADOS | noticias CLAM
 
Brasil

Comportamientos diferentes

Especialistas se reuniram no CLAM, no dia 20 de maio, para participar do Seminário “Mudanças recentes nos comportamentos sexuais em dois contextos nacionais: Brasil e França”, que colocou em foco diferentes tradições e aproximações metodológicas de pesquisas sobre comportamento sexual e reprodutivo realizadas no Brasil e na França, nas últimas décadas.

No encontro, pesquisadores de renomada competência em inquéritos sócio-demográficos debateram algumas das questões atuais que se inscrevem no campo dos estudos sobre sexualidade, gênero e saúde reprodutiva. Veja, a seguir, cada uma das apresentações: 

- Aspectos gerais sobre a pesquisa “Comportamento sexual e percepções sobre o HIV/Aids no Brasil, realizadas em 1998 e 2005: uso do preservativo - Elza Berquó (CEBRAP/SP)
A demógrafa Elza Berquó elencou algumas pesquisas que marcaram o cenário nacional na área de sexualidade e também de percepções e risco a respeito do HIV. Clique aqui para ler o texto na íntegra. 

- Comportamento e práticas sexuais no Brasil: comparação dos inquéritos de 1998 e 2005 - Regina Barbosa (NEPO/UNICAMP)
Existiria uma diminuição nas diferenças no comportamento de homens e mulheres? Seriam essas mudanças fruto de um possível impacto da epidemia do HIV/AIDS? Até que ponto as mudanças observadas podem ser, em parte, devido a artefatos metodológicos? Estariam os homens mais monogâmicos? Essas foram algumas das questões colocadas na apresentação da pesquisadora Regina Barbosa. Clique aqui para ler o texto completo.

- As mudanças dos comportamentos sexuais na França: década de 50 à década de 2000 - Michel Bozon (INED/FRANÇA)
O sociólogo francês analisou três pesquisas realizadas na França.“Uso os três inquéritos para obter uma profundidade histórica que vai até o início da Segunda Guerra Mundial”, disse. Clique aqui para ler o texto completo.

- Longevidade sexual, situação conjugal e reprodutiva das mulheres e proteção ao HIV/Aids: algumas evidências das PNDS/96 e PNDS/2006 – Sandra Garcia (CEBRAP/SP)
Em uma pesquisa qualitativa realizada em Recife (PE), a resposta “Confio em meu parceiro” significava que as mulheres confiavam que o parceiro ia usar a camisinha com outra, e não que elas confiam na fidelidade do parceiro”, relatou. Clique aqui para ler o texto completo

- Tendências e padrões recentes da fecundidade e da contracepção no Brasil - Suzana Cavenagui (ENCE/IBGE)
A pesquisadora ressaltou a continuada queda da fecundidade no Brasil, apontada pela PNDS/2006 em 1.8 filhos por mulher. Clique aqui para ler o texto completo.

Publicada em: 28/05/2009

volver




IMS/UERJ - R. São Francisco Xavier, 524, 6º Andar, BL. E - 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - Tel.: (21) 2568-0599