CLAM - Principal  

TAGs

Traducir

DESTACADOS | noticias CLAM
 
Brasil

Brigitte Lhomond en el CLAM

A socióloga Brigitte Lhomond, pesquisadora do CNRS (Centre National de la Recherche Scientifique, da França) e professora da Ecole Normale Supérieure Lettres et Sciences Humaines da Universidade de Lyon, ministrou a palestra “Orientação sexual, tipos de violência e saúde psicológica das mulheres” no CLAM no dia 10 de novembro, às 16h.

A partir de grandes bases de dados de pesquisas quantitativas realizadas na França – a Pesquisa Nacional sobre violência contra mulheres na França (de 2000) e os dados mais recentes (ainda em análise) da Pesquisa “Contexto sobre Sexualidade na França” (de 2006) – a pesquisadora compara mulheres com trajetória homossexual e heterossexual. O perfil traçado das primeiras revela que estas possuem nível sócio-econômico mais alto, vivem em grandes cidades, são solteiras, sem filhos e tiveram uma vida sexual mais diversificada – iniciaram-se mais cedo do que as demais e tiveram maior número de parceiros sexuais, sobretudo homens. Elas fumam mais do que as mulheres com trajetória estritamente heterossexual, além de consumirem mais álcool e drogas. São as que também declaram com maior freqüência que sofreram violência física. Constata-se também maior número de tentativa de suicídio entre elas, apesar de não ter sido observada diferenças entre os dois grupos segundo estado de estresse psicológico.

Estes elementos, em um campo pouco estudado na Europa, vão ao encontro dos dados da literatura internacional sobre biografias de mulheres com experiência homossexual, os quais mostram as dificuldades que as mulheres enfrentam nas situações em que mesclam autonomia e marginalidade.

Clique aqui para ler o artigo Violence against women and suicide risk: The neglected impact of same-sex sexual behaviour. Brigitte Lhomond and Marie-Josèphe Saurel-Cubizolles (artigo em inglês)

Publicada em: 04/11/2009

volver




IMS/UERJ - R. São Francisco Xavier, 524, 6º Andar, BL. E - 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - Tel.: (21) 2568-0599