CLAM - Principal  

TAGs

Traducir

DESTACADOS | noticias CLAM
 
Brasil

Cultura arcoíris

O CLAM e a EdUERJ lançam no dia 27 de abril o livro Gays, lésbicas, transgenders: o caminho do arco-íris na cultura norte-americana, de Eliane Beturri, que integra a coleção “Sexualidade, Gênero e Sociedade”.

A autora, professora de literatura e cultura norte-americana do Instituto de Letras da UERJ, analisa textos gays e lésbicos da década de 1970 até os anos 2000 e faz um mapeamento dos temas mais frequentes nesse gênero literário nos Estados Unidos.

A obra revela como a produção ficcional dá voz a um cotidiano marcado pela opressão e pelo preconceito. A explosão da AIDS, nos anos 1980, se reflete em muitos dos textos. O envolvimento com identidades sexuais e de gênero estigmatizadas como desviantes levou Eliane Berutti aos estudos queer, corrente teórica que amplia as possibilidades de identidades e expressões sexuais para além do modelo binário de sexo e gênero (masculino / feminino).

O livro é dedicado à ativista transgender Sylvia Rivera, precursora do movimento transgender nos Estados Unidos. No livro, Eliane Berutti narra sua experiência com Sylvia Rivera.

A coleção “Sexualidade, Gênero e Sociedade” abrange a série “Homossexualidade e Cultura”, da qual fazem parte, além de Gays, lésbicas, transgenders: o caminho do arco-íris na cultura norte-americana, Sopa de Letrinhas?, Homossexualidade e Adoção, O rei momo e o arco-íris: homossexualidade e carnaval no Rio de Janeiro, Novas famílias: conjugalidade homossexual no Brasil contemporâneo, O homossexual visto por entendidos, Toda feita: o corpo e o gênero das travestis, A reinvenção do corpo: sexualidade e gênero na experiência transexual, Dois é par: gênero e identidade sexual em contexto igualitário, Prazeres Dissidentes e Conjugalidades, parentalidades e identidades lésbicas, gays e travestis. Além de “Homossexualidade e Cultura”, a coleção inclui ainda as séries “Sexualidade e gênero nas ciências Sociais” e “Sexualidade em debates”.

Dia: 27 de abril de 2011

Local
: Livraria Timbre – Shopping da Gávea – Rua Marquês de São Vicente, 52 / Lj. 221 – Rio de Janeiro.

Horário: 19h

Publicada em: 20/04/2011

volver




IMS/UERJ - R. São Francisco Xavier, 524, 6º Andar, BL. E - 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - Tel.: (21) 2568-0599