CLAM - Principal  

TAGs

Traducir

DESTACADOS | noticias CLAM
 
Brasil

REPRESENTACIONES E IDENTIDADES LÉSBICAS

*Veriano Terto Jr

Nas últimas décadas, os movimentos LGBT têm conseguido uma série de vitórias em suas lutas pelo reconhecimento dos direitos humanos e pela redução do estigma em pessoas com diferentes orientações sexuais e conformações de gênero. Em consonância com esta movimentação social e política a academia também vem contribuindo para promover uma visibilidade mais positiva sobre as homossexualidades e as diferenças de gênero. A produção de um número considerável de pesquisadores sobre o tema da diversidade sexual terminou por propor um acervo de teorias, metodologias e análises que puderam orientar políticas e ações progressistas, reforçando a solidariedade com as populações LGBT na sua busca por justiça social.

O trabalho de Nadia Meinerz inscreve-se neste anseio. Com rigor teórico e metodológico e o vigor de sua paixão pelo tema pesquisado, Nadia registra e analisa, através da pesquisa etnográfica, o cotidiano de uma rede de mulheres lésbicas na cidade de Porto Alegre no início da década de 2000. Em sua pesquisa, observa como estas mulheres se relacionam entre si, como constroem suas identidades sociais e sexuais e como atualizam e negociam valores e representações sociais e políticas relacionados à homossexualidade feminina.

Originalmente concebido como uma dissertação de mestrado, seu trabalho interessa tanto a estudantes e pesquisadores, quanto a leitores fora do mundo acadêmico, por analisar como um determinado segmento de mulheres se posiciona frente às novas visibilidades propostas pelos movimentos LGBT e às representações sociais sobre as homossexualidades tradicionalmente mais disseminadas na sociedade brasileira. A elegância e a clareza da sua escrita terminam por aproximar o leitor dos fenômenos analisados, o que torna a leitura um prazer para todos aqueles interessados.

*Veriano Terto Jr é Doutor em Saúde Coletiva e coordenador Geral da Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS (ABIA)

Clique aqui para informações sobre a compra do livro

Publicada em: 01/11/2011

volver




IMS/UERJ - R. São Francisco Xavier, 524, 6º Andar, BL. E - 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - Tel.: (21) 2568-0599