CLAM - Principal  

TAGs

Traducir

DESTACADOS | oferta académica
 
Brasil

Derechos humanos, género y violencia

O II Curso Estudos e Pesquisas em Direitos Humanos, Gênero e Violência objetiva aprimorar o conhecimento nesta área temática através da formação de investigadores interessados em articular os atuais debates das ciências sociais com os desafios colocados no plano das experiências de formulação e execução de políticas de gênero. O evento é realizado pelo Núcleo de Estudos de Sexualidade e Gênero (NESEG), do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS/UFRJ), em parceria com o Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (CESEC/Universidade Cândido Mendes) e o Centro Latino-Americano em Sexualidade e Direitos Humanos (CLAM/IMS/UERJ).

Direcionado a estudantes de graduação e de pós-graduação das instituições promotoras e de outras organizações, o curso visa incentivar a formação de pesquisadores na área das relações de gênero, direitos humanos e violência. Segundo as coordenadoras, Aparecida Fonseca Moraes e Bila Sorj (NESEG/IFCS/UFRJ), Bárbara Musumeci Soares (CESEC/UCAM) e Maria Luiza Heilborn (CLAM/IMS/UERJ), a proposta é propiciar a reflexão e o debate em torno de experiências relacionadas às políticas de gênero no Brasil, nos últimos 20 anos.

O curso terá carga horária de 10 horas/aula em cinco encontros, disponibilizando 50 vagas – 15 vagas para o IFCS/UFRJ, 10 vagas para o CESEC/UCAM, 15 vagas IMS/UERJ e 10 vagas para afiliados de outras instituições. Os encontros ocorrerão às quintas-feiras (19 e 26 de abril; 03, 10 e 17 de maio), entre 17h e 19h, na sala 109 do IFCS/UFRJ.

Clique aqui para fazer a inscrição

Veja a programação abaixo:

Programa

Dia 19 de abril - Direitos humanos e feminismo: trajetórias, abordagens e pesquisas

Expositoras: Clara Araújo (Depto. de Ciências Sociais/UERJ) e Jacqueline Pitanguy (CEPIA)

Debatedora: Lena Lavinas (Instituto de Economia/UFRJ)

Dia 26 de abril – Direitos, discriminação e violência na América Latina: a marcha do orgulho GLBT no Brasil e Argentina

Expositores: Horacio Sívori (CLAM/IMS/UERJ) e Sérgio Carrara (CLAM/IMS/UERJ)

Debatedora: Maria Luiza Heilborn (CLAM/IMS/UERJ)

Dia 03 de maio - Direitos humanos e desenvolvimento de políticas de gênero: perspectiva global e respostas locais

Expositoras: Aparecida Fonseca Moraes (NESEG/IFCS/UFRJ) e Adriana de Resende Vianna (Programa de Pós-graduação em Antropologia Social (PPGAS)/Museu Nacional)

Debatedora: Sônia Correa (Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS - ABIA e Rede Dawn)

Dia 10 de maio - Juventudes, gênero e violência

Expositoras: Tatiana Moura (Centro de Estudos Sociais/Universidade de Coimbra)

Silvia Ramos (CESEC/UCAM) e Cristiane da Silva Cabral (CLAM/IMS/UERJ)

Debatedora: Rosilene Alvim (NEPI/IFCS/UFRJ)

Dia 17 de maio - Vinte anos de políticas de gênero e a Lei Maria da Penha de combate à violência contra a mulher: expectativas e desafios

Expositoras: Bárbara M. Soares (CESEC/UCAM) e Wânia Pasinato (Pagu/UNICAMP)

Debatedora: Elaine Reis Brandão (Departamento de Medicina Preventiva e Instituto de Estudos de Saúde Coletiva - IESC/UFRJ)

Publicada em: 10/04/2007

volver




IMS/UERJ - R. São Francisco Xavier, 524, 6º Andar, BL. E - 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - Tel.: (21) 2568-0599