CLAM - Principal  

TAGs

Traduzir

PUBLICAÇÕES & PESQUISAS | livros
 
Brasil

A reinvenção do corpo: sexualidade e gênero na experiência transexual

Versão de sua tese de doutorado, defendida no Programa de Pós-Graduação de Sociologia da Universidade de Brasília/UnB, A reinvenção do corpo: sexualidade e gênero na experiência transexual, da socióloga Berenice Bento, enfoca a transexualidade como objeto de uma reflexão propositadamente provocativa: Qual é a capacidade do sujeito de subverter normas de gênero?
A autora não discute gênero a partir da referência biológica, mas das performances que os sujeitos – como os que se submetem a cirurgias de mudança de sexo – atualizam em suas práticas cotidianas para serem reconhecidos como membros legítimos do gênero com o qual se identificam. Para tanto, Berenice faz uma revisão histórica contextualizando a problemática transexual, desde o seu surgimento na metade do século passado, como uma patologia, até a atualidade, na qual com a entrada das Ciências Sociais e da voz dos próprios sujeitos envolvidos nas discussões, se pretende desconstruir o “transexualismo” como doença.

 

compre aqui

 

Publicada em: 15/08/2006

voltar




IMS/UERJ - R. São Francisco Xavier, 524, 6º Andar, BL. E - 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - Tel.: (21) 2568-0599