CLAM - Principal  

TAGs

Traduzir

PUBLICAÇÕES & PESQUISAS | livros
 
América Latina

Prazeres Dissidentes

Encontros interditos, narrativas obscenas, jogos sexuais proibidos, desejos periféricos e sociabilidades homoeróticas se reúnem nesta coletânea – organizada pela antropóloga Maria Elvira Diaz-Benitez e pelo sociólogo Carlos Figari – que traz, em 20 artigos, análises e reflexões sobre temas como BDSM (prática que inclui o sado-masoquismo), sexo bareback, pedofilia, incesto, escatologia, sociabilidades homoeróticas, prostituição, travestilidades e pornografia, entre outros, para além do rótulo das perversões. Os autores tentam interpretar tais práticas com objetividade e entender como elas se organizam, como se originaram e como criam sociabilidades. A ideia é tentar entender como as pessoas legitimam suas práticas. Aqui nos deparamos com novas configurações que têm, como cenário de produção cultural diversas frações da indústria cultural do sexo, websites, lugares de sociabilidade e narrativas literárias.

A presença de temáticas diversas acerca de gêneros e práticas sexuais transgressoras expressa a efervescência de um campo rico em análise na América Latina e a emergência de olhares críticos em relação à teoria e à prática etnográfica por parte de novos antropólogos.

O livro explora como é possível produzir conhecimento das práticas sexuais e eróticas que desafiam os efeitos políticos da repugnância. Aborda ainda as maneiras como se constroem subjetividades e identidades coletivas a partir de práticas sexuais alternativas, identificando suas condições de produção, suas transformações e os discursos que os agentes utilizam para legitimá-las.

Clique aqui e leia a resenha assinada por Adriana Piscitelli (Unicamp)

 

compre aqui

Publicada em: 08/10/2009

voltar




IMS/UERJ - R. São Francisco Xavier, 524, 6º Andar, BL. E - 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - Tel.: (21) 2568-0599