CLAM - Principal  

TAGs

Traduzir

EM DESTAQUE | notícias CLAM
 
Brasil

Vagas para curso a distância

O curso “Gênero e Diversidade na Escola” visa à formação de educadores e educadoras da rede pública que atuam entre a 5ª e 8ª séries do Ensino Fundamental. São seis os municípios contemplados pelo projeto nesta primeira fase - Dourados (MS), Maringá (PR), Niterói (RJ), Nova Iguaçu (RJ), Salvador (BA) e Porto Velho (RO). Em cada cidade serão oferecidas 200 vagas, o que representa um total de 1200. Para participar, é preciso observar os critérios para seleção e preencher o formulário de inscrição até o dia 24 de março, no site www.clam.org.br/generoediversidade.

A proposta é fornecer elementos para transformar as práticas de ensino, desconstruir preconceitos e romper o ciclo de sua reprodução pela escola. Com este curso os profissionais terão, no cotidiano da escola, instrumentos para refletir e lidar com as atitudes e comportamentos que envolvam relações de gênero, étnico-raciais e a sexualidade.

O curso resulta da parceria entre a Secretaria Especial de Políticas para Mulheres (SPM), Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD/MEC), Secretaria de Educação à Distância (SEED-MEC), Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), Conselho Britânico e o Centro Latino-Americano em Sexualidade e Diretos Humanos (CLAM/IMS/UERJ).

O curso será oferecido na modalidade de ensino à distância pela Internet por meio do e-Proinfo, ambiente virtual de aprendizagem do MEC. O material didático estará disponível online e também em CD-ROM. Durante o treinamento, os educadores e educadoras pertencerão a turmas que serão atendidas por professores e professoras on-line.

A abertura do curso será realizada em atividades presenciais em cada uma das seis cidades, com a duração de 40 horas, concentradas em uma única semana do mês de abril de 2006.

A avaliação é gradativa, ou seja, todas as participações individuais e coletivas serão avaliadas pelo professor on-line no decorrer do treinamento. O Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) será a atividade de avaliação final. Os aprovados e aprovadas receberão certificado de curso de atualização emitido pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Publicada em: 09/03/2006

voltar




IMS/UERJ - R. São Francisco Xavier, 524, 6º Andar, BL. E - 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - Tel.: (21) 2568-0599