CLAM - Principal  

TAGs

Traduzir

EM DESTAQUE | notícias CLAM
 
Brasil

Livro premiado

O livro A arte de enganar a natureza: contracepção, aborto e infanticídio no início do século XX (Ed. Fiocruz), escrito pela antropóloga Fabíola Rohden, pesquisadora do CLAM, foi escolhido como a melhor obra científica no Concurso CNPQ-ANPOCS de obras científicas e teses universitárias – edição 2004. A premiação aconteceu no XXVIII Encontro Anual da ANPOCS, realizado em Caxambu entre os dias 26 e 30 de outubro.

Durante o Encontro, o antropólogo Sérgio Carrara, coordenador do CLAM, apresentou o Seminário Temático Corpo, sexualidade e identidade, ao lado dos pesquisadores Maria Filomena Gregori (Unicamp) e Júlio Simões (USP). O Seminário tratou o conceito de identidade na tensão entre a sua dimensão individual e a dimensão social: a individual, ancorada no corpo e no psiquismo, e a social, como processo cultural e político mais amplo, envolvendo representações de gênero e sexualidade.

Veja abaixo a lista dos premiados no Concurso:

TESES UNIVERSITÁRIAS

Melhor Dissertação de Mestrado
Alexandre Zarias
Negócio público e interesse privado: análise dos processos de interdiçã. Mestrado em Antropologia, UNICAMP, 2003. Orientadora: Heloisa André Pontes.


Melhor Tese de Doutorado
Marcelo Medeiros Coelho de Souza
O que faz os ricos: um estudo sobre os fatores que determinam a riqueza. Doutorado em Sociologia, UNB, 2003. Orientador: Brasilmar Ferreira Nunes.


Menção Honrosa de Mestrado:
Fabiano Dias Monteiro
Retratos em preto e branco, retratos sem nenhuma cor: a experiência do disk-racismo da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro. Mestrado em Sociologia, UFRJ, 2003. Orientador: Peter Henry Fry.


Menção Honrosa de Doutorado:
Telma Maria Gonçalves Menicucci
Público e Privado na política de assistência à saúde no Brasil: atores, processos e trajetórias. Doutorado em Ciência Política, UFMG, 2003. Orientador: Renato Raul Boschi

LIVROS
Melhor Obra Científica:
A arte de enganar a natureza. Contracepção, aborto e infanticídio no início do século XX, Editora Fiocruz, Rio de Janeiro, 2003
Autora: Fabíola Rohden


Menção Honrosa de Obra Científica:
E no início eram as bases. Geografia política do voto e comportamento legislativo no Brasil. Editora Revan, Rio de Janeiro, 2003.
Autor: Nelson Rojas de Carvalho

Publicada em: 16/12/2004

voltar




IMS/UERJ - R. São Francisco Xavier, 524, 6º Andar, BL. E - 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - Tel.: (21) 2568-0599