CLAM - Principal  

TAGs

Traduzir

EM DESTAQUE | notícias CLAM
 
Brasil

Mulheres na tela

Entre os dias 2 e 7 de maio, o Rio de Janeiro sediará o FEMINA - Festival Internacional de Cinema Feminino, no qual serão apresentados filmes dirigidos por mulheres e que oferecem uma reflexão sobre a questão de gênero. Nos seis dias do evento, estarão em exibição mais de 70 filmes que abordarão os mais variados temas, entre eles o feminismo, assunto que será foco de uma das mesas-redondas do Fórum de Debates - "Feminismo - Conceito e distorções”, que será realizada às 14h do dia 04 de maio e terá como debatedoras, a antropóloga Maria Luiza Heilborn, coordenadora do CLAM, a coordenadora do Fundo Angela Borba de recursos para mulheres, Madalena Guilhon, Therese Schachter, diretora do filme canadense I was a teenage feminist e Silvana Nascimento (Consulado da Mulher).

Esta é a terceira edição da mostra, que acontece anualmente desde 2004. O FEMINA 2006 realizará uma Mostra Competitiva Internacional de Longas e Curtas-Metragens; Sessão Especial do Festival Laboratorio Immagine Donna, de Florença, Itália, o mais antigo e importante festival de cinema de mulheres do mundo; e Sessões Especiais de Curtas e Médias-metragens Brasileiros e Estrangeiros. Além disso, homenageará a diretora Tizuka Yamasaki, conhecida por sua ampla contribuição ao cinema brasileiro.

“O FEMINA é o primeiro evento deste gênero no Brasil e na América Latina, o que o fez ocupar imediatamente um lugar de destaque no cenário cinematográfico mundial”, afirma a diretora do Festival, Paula Alves.

O Festival conta com o patrocínio e a participação da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM), da Petrobras e do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES), além do apoio de diversas instituições voltadas à questão de gênero, como o UNIFEM – Fundo das Nações Unidas para as Mulheres, o Instituto Consulado da Mulher e o Fundo Ângela Borba.

“O FEMINA é uma boa oportunidade de mostrar a influência da mulher na sociedade, os avanços que já foram conseguidos e os desafios que precisamos superar”, explica Amália Fischer, coordenadora executiva do Fundo.

A Mostra será realizada no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), centro do Rio de Janeiro. A abertura do evento, porém, será no dia 01 de maio, no Cinema Odeon BR (com entrada franca) exibindo o filme que ganhou o urso de ouro do último festival de Berlim Grbavica, com a presença da atriz principal Mirjana Karanovic.

Mais informações sobre o Festival no site www.feminafest.com.br.

Publicada em: 25/04/2006

voltar




IMS/UERJ - R. São Francisco Xavier, 524, 6º Andar, BL. E - 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - Tel.: (21) 2568-0599