CLAM - Principal  

TAGs

Traduzir

EM DESTAQUE | notícias CLAM
 
Brasil

Visibilidade Lésbica em foco

O boletim Fazendo Gênero, publicação do grupo feminista Transas do Corpo, e o jornal Fêmea, do Centro Feminista de Estudos e Assessoria (CFEMEA), dedicaram edição especial ao Dia Nacional da Visibilidade Lésbica, comemorado em 29 de agosto. O primeiro artigo do Fazendo Gênero enfoca o Feminismo e o Lesbianismo. Em seu artigo, a psicóloga Lenise Santana Borges questiona a usual associação dos temas. “Dentro dessa lógica, toda feminista seria lésbica e toda lésbica seria feminista. Mas será que é isso mesmo? Seria simples se assim fosse”, inicia ela, e expõe algumas idéias relativas aos dois movimentos, apresentando possibilidades de diálogo e até mesmo tensões entre os mesmos.

A discussão é levada a diante no artigo de Marylucia Mesquita sobre os direitos sexuais entre feministas e lésbicas. A autora argumenta que, sendo a lesbianidade um fenômeno ainda pouco estudado, o debate a respeito do assunto é um dos desafios para o movimento feminista na atualidade. “Mesmo tendo considerado a sexualidade e a liberdade sexual como princípios de luta, no feminismo a discussão esteve articulada, predominantemente, ao campo das necessidades reprodutivas, à vivência heterossexual”, questiona Marylucia.

A edição do jornal Fêmea trata da visibilidade das mulheres lésbicas. A publicação não aprofunda a discussão em torno da relação feminismo/lesbianidade, e sim fala da importância de celebrar a data e reivindicar respeito, cidadania, saúde e segurança.

www.transasdocorpo.com.br

www.cfemea.org.br

Publicada em: 13/10/2004

voltar




IMS/UERJ - R. São Francisco Xavier, 524, 6º Andar, BL. E - 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - Tel.: (21) 2568-0599