CLAM - Principal  

TAGs

Traduzir

EM DESTAQUE | notícias CLAM
 
Brasil

CLAM lança primeira série de coleção de livros

O CLAM acaba de lançar os livros "Dois é par: conjugalidade, gênero e identidade sexual em contexto igualitário", de Maria Luiza Heilborn, e “O Homossexual visto por entendidos”, de Carmem Dora Guimarães, inaugurando a coleção Sexualidade, Gênero e Sociedade. O primeiro livro trata da experiência da conjugalidade, discutindo as relações de poder nos relacionamentos em casais heterossexuais, homossexuais masculinos e femininos. Nas palavras do antropólogo Gilberto Velho, que assina a orelha do livro, as análises e reflexões da autora “trazem contribuições decisivas sobre gerações, estilos de vida, grupos de status, vanguardas e, de modo crucial, a uma antropologia dos sentimentos e emoções. Reforça, também, de modo significativo, uma importante corrente da antropologia urbana e das sociedades complexas voltada para a investigação do universo de camadas médias, com seus diferentes segmentos e matizes simbólico-culturais”.

O livro de Carmem Dora Guimarães, que morreu em agosto de 2000, é uma análise pioneira sobre a construção biográfica da homossexualidade entre homens moradores na cidade do Rio de Janeiro nos anos de 1970. A autora apresenta uma etnografia rica sobre um ponto de sociabilidade gay na praia, em frente ao Hotel Copacabana Palace, que traz à tona a intricada composição entre sexualidade e classe social. “Este livro representa uma contribuição fundamental para a história social da homossexualidade no Brasil”, diz a antropóloga Maria Luiza Heilborn, que assina a orelha da publicação.

Coleção é dividida em três séries

Organizada pelos antropólogos Sérgio Carrara e Maria Luiza Heilborn, a coleção Sexualidade, Gênero e Sociedade é uma publicação do Centro Latino Americano em Sexualidade e Direitos Humanos (CLAM) em parceria com a Editora Garamond e abrange três séries. Esses dois primeiros lançamentos fazem parte da série “Homossexualidade e Cultura”, que enfoca a temática gay, lésbica e transgênero. Serão lançados ainda os livros "The woman in the body: a cultural analysis of reproduction", de Emily Martin (em dezembro), e "An Interpretation of Desire: essays in the study of sexuality", de John Gagnon (março de 2005), parte da série Sexualidade e Gênero nas Ciências Sociais, que focaliza estudos sobre gênero e sexualidade a partir de uma perspectiva sócio-antropológica ou sócio-histórica. Prevista para o fim de 2004, a série Sexualidade em Debate vai reunir em cinco coletâneas o material apresentando em seminários e encontros promovidos ou apoiados pelo CLAM: Sexualidade e saberes; Sexualidade, violência e justiça; Movimentos sociais, educação e sexualidade; Religião e sexualidade e Família, sexualidade e aborto. A coleção tem coordenação editorial das professoras Jane Russo e Anna Paula Uziel.

Publicada em: 04/10/2004

voltar




IMS/UERJ - R. São Francisco Xavier, 524, 6º Andar, BL. E - 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - Tel.: (21) 2568-0599