CLAM - Principal  

TAGs

Traduzir

EM DESTAQUE | notícias CLAM
 
Brasil

ESPECIALIZAÇÃO

Celebramos o sucesso das inscrições para a 4ª edição do EGeS – Curso de Especialização em Gênero e Sexualidade, que após o processo de seleção, teve início no dia 30 de agosto, com 63 alunas e alunos matriculados, divididos em duas turmas.

O evento marca a retomada das atividades da especialização depois de um período de dificuldades institucionais, em que o próprio funcionamento da UERJ se viu ameaçado. O atual contexto sócio-político coloca grandes desafios para a agenda de promoção dos direitos humanos, especialmente no que tange às temáticas de gênero e sexualidade. Assim, a coordenação do CLAM entendeu ser oportuno o relançamento do EGeS - nessa edição, de modo autofinanciado.

O curso aborda as temáticas relativas à construção social das diferenças de gênero e sexualidade na perspectiva das ciências sociais. Busca assim fornecer aos cursistas subsídios para a elaboração de projetos de pesquisa ou didático-pedagógicos que contemplem tais temáticas. Procura promover o debate em torno dos processos sociais e políticos que transformam diferenças em desigualdades, e coloca em foco respostas que, no campo dos direitos humanos, vêm sendo formuladas para enfrentar práticas de estigmatização e discriminação. Visa, portanto, contribuir para a transformação social através do conhecimento científico e da formação de futuros pesquisadores e profissionais qualificados para trabalhar com essas temáticas.

O EGES, oferecido na modalidade semipresencial, é voltado a graduadas e graduados nas áreas de educação, saúde e ciências humanas e sociais. A carga horária do curso é de 436 horas, sendo 68 horas presenciais na UERJ. O curso têm duração de um ano.

 

Publicada em: 09/09/2019

voltar




IMS/UERJ - R. São Francisco Xavier, 524, 6º Andar, BL. E - 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil