CLAM - Principal  

TAGs

Traduzir

EM DESTAQUE | notícias CLAM
 
Brasil

Movimentos em foco

Lançado em 2005, o livro “Mulheres e Movimentos” (Aeroplano Editora), de Cláudia Ferreira e Cláudia Bonan, conta a história de uma parte do movimento feminista através da conjugação de textos e imagens. “As fotos contidas no livro retratam uma parte da minha história, vivida entre os anos de 1989 e 2002. São todas em preto e branco, minha linguagem preferida como fotógrafa. Seus matizes estão nos cinzas, nas lembranças de quem viveu estes momentos e na imaginação de quem não os viveu”, afirma a fotojornalista Cláudia Ferreira, que divide a autoria do projeto com a cientista social Cláudia Bonan.

A história do livro, conta Cláudia Ferreira na apresentação, começa em 1989, quando fotografou o 7º Encontro Nacional Feminista em Bertioga, em São Paulo. “Eu não sabia para onde olhar. Eram tantas mulheres, tão diversas (...) Comecei a observá-las primeiro no coletivo, depois em grupos cada vez menores e, por fim, individualmente. Naquele momento, desmanchava-se o estereótipo da feminista que eu havia criado na minha cabeça. As feministas estavam em todas as classes sociais, níveis intelectuais, idades, etnias, e tinham distintas experiências de vida. Ali, descobri que era uma delas e passei a segui-las. Nós nos encontramos várias vezes. Nos encontros feministas, nas conferências da ONU, nas passeatas do Dia Internacional da Mulher, nas manifestações de rua”, recorda.

Os textos, assinados por Cláudia Bonan, são o fio condutor que amarra as histórias de todas as mulheres fotografadas. O livro cobre os grandes eventos feministas ocorridos no Brasil e no mundo nos últimos quinze anos, entre eles: diversas manifestações, como a Passeata do Dia Internacional da Mulher de 8 de março de 1989 e no mesmo ano, outra manifestação em frente à fábrica de lingerie De Millus contra a revista íntima às funcionárias; Encontros de Mulheres – como o 10º Encontro Nacional Feminista, realizado em Bertioga, São Paulo, em 1989 – Conferências – entre elas a ECO 92 e o 2º Fórum Social Mundial, do qual Cláudia disponibiliza imagens da passeata de abertura, onde feministas lançaram a Campanha Contra os fundamentalismos, o fundamental é a gente.

A apresentação do livro tem textos assinados por Heloisa Buarque de Hollanda, editora da publicação, por Sonia Alvarez e pela ministra Nilcéia Freire, da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM) no Brasil. O livro está em várias livrarias, mas pode também ser adquirido através do site www.mulheresemovimentos.com.br, que contém todas as fotos e textos do livro e funcionará também como banco de imagens para a venda das fotos. O site é também um piloto do futuro projeto MULHERES E MOVIMENTOS SOCIAIS, que tem como missão a criação de um banco de imagens eletrônico, disponível via internet, com a proposta de funcionar como acervo documental e de memória fotográfica dos movimentos de mulheres, inseridos no contexto dos movimentos sociais e culturais.

Sobre as autoras

Claudia Ferreira possui graduação em História pela Faculdade de Humanidades Pedro II (1976). Fotojornalista , atualmente é pesquisadora associada do Laboratório de História Oral e Imagem da Universidade Federal Fluminense (UFF) e coordenadora executiva do CACES - Centro de Atividades Culturais, Econômicas e Sociais. Atua principalmente nos seguintes temas: fotografia, memória e etnografia dos movimentos sociais.

Claudia Bonan Jannotti possui graduação em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1981), mestrado em Sociologia pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais UFRJ (1996) e doutorado em Ciências Humanas pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais UFRJ (2002). Atualmente é professora do programa de pós-graduação do Instituto Fernandes Figueira, da Fundação Oswaldo Cruz. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Políticas Públicas na Área da Saúde da Mulher, atuando principalmente nos seguintes temas: direitos sexuais e reprodutivos, gênero e políticas públicas em saúde, sexualidade, reprodução e modernidade, feminismo, modernidade e reflexividade e gênero e cidadania.

Publicada em: 01/11/2006

voltar




IMS/UERJ - R. São Francisco Xavier, 524, 6º Andar, BL. E - 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - Tel.: (21) 2568-0599