CLAM - Principal  

TAGs

Traduzir

EM DESTAQUE | notícias CLAM
 
Brasil

Encontro no Norte discute sexualidade

Há doze anos, antropólogos, cientistas políticos e sociólogos se reúnem nos Encontros de Ciências Sociais Norte e Nordeste (CISO), promovidos pelas instituições filiadas à Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS). O principal objetivo dos encontros tem sido não apenas a troca de experiências e de resultados de pesquisas, mas também da constituição de redes de investigação que incorporem pesquisadores de outras regiões e, mesmo, de outros países visando fortalecer os cursos existentes no Norte e Nordeste do Brasil, o que fez com que o CISO há muito perdesse o seu caráter regional.

Nos últimos anos, o CISO tem desempenhado um papel importante no processo de consolidação das Ciências Sociais nos cursos de pós-graduação na região. Atualmente, além da Antropologia, da Política e da Sociologia, os cientistas sociais atendem à demanda de áreas conexas como as Ciências Agrárias, o Direito, a Educação, a Saúde e o Serviço Social, entre outras.

O XII CISO, realizado em abril em Belém do Pará, discutiu a formação e a prática das Ciências Sociais, consolidando os espaços institucionais de debate acadêmico acerca da realidade regional. O Centro Latino-Americano em Sexualidade e Direitos Humanos (CLAM) participou do encontro através do GT 20 – “Sexualidades, Cultura e Identidade”, coordenado por Fabiano Gontijo (UFPI) e Laura Moutinho (CLAM/IMS/UERJ), e da mesa-redonda “Homossexualidades: Direitos Humanos e Cidadania”, coordenada pela professora Jane Felipe Beltrão (UFPA) e que contou com a participação dos antropólogos Sérgio Carrara (CLAM/IMS/UERJ), Julio Simões (USP) e Laura Moutinho (CLAM/IMS/UERJ), além do juiz federal Roger Raupp Rios (UFRGS). Para mais informações acesse www.ufpa.br/ciso.

Veja o resumo do GT 20

Clique aqui para ler o resumo da apresentação de Roger Raupp Rios

Publicada em: 11/05/2005

voltar




IMS/UERJ - R. São Francisco Xavier, 524, 6º Andar, BL. E - 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - Tel.: (21) 2568-0599