CLAM - Principal  

TAGs

Traduzir

EM DESTAQUE | notícias CLAM
 
Brasil

Livros abordam família, envelhecimento e sexualidade

“A conjugalidade depende cada vez mais da sexualidade como razão de ser”, diz a antropóloga Maria Luiza Heilborn na orelha do livro "Família e Sexualidade", do qual é organizadora. O livro é um dos três títulos da série Família, Geração e Cultura, lançada no dia 19 de agosto pela editora FGV. Ainda fazem parte da série os livros "Família e Envelhecimento", organizado por Clarice Ehlers Peixoto e "Sociologia da Sexualidade", de Michel Bozon.

Através de quatro textos, "Família e Sexualidade" apresenta um painel complexo das transformações ocorridas nas relações familiares nas últimas décadas. O livro mostra como os jovens brasileiros aprendem e entram na sexualidade e como outros elementos, como a modernização dos costumes, têm impacto na sexualidade. As mudanças contemporâneas na concepção de família também estão em foco ao se examinar o caso de adoção de crianças por casais homossexuais que, segundo a autora, representam “mais uma figura que integra o quadro das novas configurações familiares”.

O livro "Família e Envelhecimento" lança luz sobre o debate a respeito do envelhecimento populacional brasileiro, abordando questões importantes relativas ao cotidiano da população idosa. O primeiro capítulo, de Myriam Lins de Barros, questiona a validade da representação da velhice como um período específico e delimitado da vida. Nos textos seguintes, os autores Júlio Assis Simões, Alda Britto da Motta, Claudine Attias-Donfut e a organizadora Clarice Peixoto mostram que as pessoas de mais idade desempenham papéis importantes na família, na sociedade e na vida política.

Em "Sociologia da Sexualidade", o pesquisador francês Michel Bozon afirma que “a sexualidade tem sofrido mudanças desde os anos 60. Mais do que uma revolução sexual, trata-se de uma individualização de comportamentos e de normas”, esclarece o autor no início do livro. Segundo Bozon, as trajetórias e experiências sexuais diversificam-se intensamente no decorrer da vida e tornam-se um dos elementos principais da construção dos indivíduos.

Para mais informações:
www.editora.fgv.br.

Publicada em: 17/09/2004

voltar




IMS/UERJ - R. São Francisco Xavier, 524, 6º Andar, BL. E - 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - Tel.: (21) 2568-0599