CLAM - Principal  

TAGs

Traduzir

EM DESTAQUE | notícias CLAM
 
Brasil

Curso de Metodologia começa com aula aberta ao público

A “Sociologia da Contracepção e do Aborto”. Este será o tema que a pesquisadora francesa Michèle Ferrand, do Institut de Recherche sur les Sociétés Contemporaine (Iresco), de Paris, apresentará na aula inaugural do XI Curso de Metodologia de Pesquisa em Gênero, Sexualidade e Saúde Reprodutiva, no dia 13 de setembro. A aula estará aberta ao público e começará às 11h no Auditório do Instituto de Medicina Social da Uerj.

Voltado para profissionais com formação interdisciplinar, procurando integrar as abordagens metodológicas das ciências sociais e das ciências da saúde, o curso visa a capacitação de pesquisadores e o desenvolvimento de pesquisa nessa área temática. O enfoque baseia-se na investigação e na epidemiologia. “Nosso objetivo é que as pessoas aprendam a fazer pesquisa social, seja através das Ciências Sociais ou da epidemiologia”, diz a antropóloga Fabíola Rohden, uma das coordenadoras do curso.

Iniciativa interinstitucional da qual fazem parte o Instituto de Medicina Social da Uerj, o Instituto de Saúde Coletiva da UFBA, o Núcleo de Estudos de População da Unicamp, o Instituto de Saúde do SES/SP e a Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz, o curso terá pela primeira vez a participação de alunos hispano-americanos, resultado de uma parceria com o Centro Latino-Americano em Sexualidade e Direitos Humanos (CLAM). São 6 alunos de países como a Argentina, México, Colômbia e Peru.

Publicada em: 17/09/2004

voltar




IMS/UERJ - R. São Francisco Xavier, 524, 6º Andar, BL. E - 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - Tel.: (21) 2568-0599