CLAM - Principal  

TAGs

Traduzir

EM DESTAQUE | notícias CLAM
 
América Latina

CLAM comemora 5 anos

Para marcar seus 5 anos de atividades, o CLAM estará realizando, nos dias 22 e 23 de julho, o seminário “Sexualidade: Saúde, Direitos e Moralidades”, envolvendo pesquisadores do campo da sexualidade, oriundos dos diversos países da América Latina, que integram o CLAM. Na primeira mesa – Sexualidade: entre a saúde e os direitos –, que será coordenada pelo juiz Roger Raupp Rios (Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul) e terá como debatedora a antropóloga Adriana Vianna (Museu Nacional/UFRJ), os pesquisadores Mario Pecheny (Universidade de Buenos Aires), Roxana Vasquez (CLADEM) e Maria Mercedes Gómez (Universidad de los Andes) vão debater os processos de deslocamento da sexualidade da área da saúde para o campo dos direitos.

“Elegemos três grandes temáticas nas quais podemos observar esse movimento: a diversidade sexual, o aborto na perspectiva dos direitos reprodutivos, e os direitos sexuais e humanos”, diz a psicóloga Anna Paula Uziel, coordenadora geral do evento, que acontecerá na Capela Ecumênica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), sede do CLAM, das 9h às 18h.

A segunda mesa – Ética, política e pesquisa em sexualidade – discutirá as dimensões éticas e políticas do debate em torno da Aids e das questões suscitadas pela etnografia. Dela participarão Silvina Ramos (CEDES), Vera Paiva (Instituto de Psicologia/USP) e Adriana Piscitelli (Unicamp). A mesa terá como coordenador o pesquisador Veriano Terto Junior (Abia), e a pesquisadora Sonia Correa como debatedora (Abia).

No dia 23, a programação terá continuidade com a mesa “Pesquisa em sexualidade”, que contará com a presença de Francisco Inácio Bastos (Fiocruz), Mara Viveros (Universidade Nacional de Colômbia) e Maria Luiza Heilborn (CLAM/IMS/UERJ). A mesa será coordenada pela demógrafa Ivonne Szasz (Colégio de México) e terá como debatedora Irma Palma (Universidade do Chile). O objetivo é abordar questões metodológicas relativas à pesquisa em sexualidade, enfatizando aspectos das pesquisas qualitativa e quantitativa.

“Perspectivas da educação em sexualidade” será o tema da próxima mesa, que será coordenada pelo antropólogo Sergio Carrara (CLAM/IMS/UERJ), e contará com a participação de Albertina Costa (Fundação Carlos Chagas) como debatedora, da socióloga Teresa Valdés (CEDEM), do médico Carlos Cáceres (Universidade Peruana Cayetano Heredia) e da educadora Guacira Lopes Louro (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). A idéia é problematizar experiências e desafios no campo da educação em sexualidade, discutindo temáticas como a “educação sexual” e sexualidade, direitos, cultura e política na formação de educadores.

A programação se encerrará com a mesa “Novas moralidades: práticas e valores”, que contemplará alguns temas emergentes no campo da sexualidade e das moralidades, como o erotismo e as subjetividades. A mesa será coordenada pelo antropólogo Peter Fry (IFCS/UFRJ), e terá como debatedor Julio Simões (USP). Dela participarão Rodrigo Parrini (Universidade Nacional Autônoma do México), Luis Fernando Dias Duarte (Museu Nacional/UFRJ), Ana Amuchástegui (Universidade Autônoma Metropolitana do México) e Jane Russo (CLAM/IMS/UERJ).

Clique aqui para inscrever-se

Publicada em: 15/07/2008

voltar




IMS/UERJ - R. São Francisco Xavier, 524, 6º Andar, BL. E - 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - Tel.: (21) 2568-0599