CLAM - Principal  

TAGs

Traduzir

EM DESTAQUE | notícias CLAM
 
Brasil

Aborto no contexto argentino

Em palestra no Instituto de Medicina Social da UERJ, na quinta-feira, 19 de março, a socióloga Mónica Petracci (Universidade de Buenos Aires) apresentará resultados preliminares da pesquisa “Heterossexualidades, contracepção e aborto” na Argentina.

Realizada por diferentes equipes de pesquisadores simultaneamente no Brasil, na Colômbia e na Argentina, a pesquisa "Heterossexualidades, contracepção e aborto – HEXCA” (CLAM-IMS), busca articular a dimensão da sexualidade heterossexual com os direitos sexuais e reprodutivos. Resgatando as trajetórias afetivo-sexuais, contraceptivas e reprodutivas de homens (no caso, suas parceiras) e mulheres de diferentes idades (18 a 27 e 40 a 49 anos), classes sociais (populares e médias), espera-se contextualizar melhor as experiências de aborto provocado e o processo de tomada de decisão que o envolve. A palestra abordará aspectos do caso argentino – como o contexto político e social dos direitos sexuais e reprodutivos naquele país – e a metodologia adotada na investigação, bem como alguns resultados preliminares.

Mónica Petracci é socióloga, doutora em ciências sociais pela Universidade de Buenos Aires (UBA), professora da UBA, pesquisadora do Instituto Gino Germani e do Centro de Estudos de Estado e Sociedade (CEDES). Especialista em temas de saúde reprodutiva, qualidade da atenção em saúde, opinião púbica, comunicação social, masculinidade e paternidade, é autora de Opinión pública, salud y derechos (Norma Editora, Buenos Aires, 2004), e co-autora de Argentina: derechos humanos y sexualidad (CLAM/CEDES, 2007).

A palestra ocorrerá no Instituto de Medicina Social (Sala 6.021 – Bloco E – IMS/UERJ).

Publicada em: 17/03/2009

voltar




IMS/UERJ - R. São Francisco Xavier, 524, 6º Andar, BL. E - 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - Tel.: (21) 2568-0599