CLAM - Principal  

TAGs

Traduzir

EM DESTAQUE | notícias CLAM
 
Brasil

Novos comportamentos sexuais

A demógrafa Elza Berquó, coordenadora da Área de População e Sociedade do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) e fundadora da área de Saúde Reprodutiva e Sexualidade do Núcleo de Estudos de População (Nepo/Unicamp), participará do Seminário “Mudanças recentes nos comportamentos sexuais em dois contextos nacionais: Brasil e França”, que o CLAM realizará no dia 20 de maio, no Auditório do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IMS/UERJ). Além dela, apresentarão trabalhos o sociólogo francês Michel Bozon (Ined/França), as demógrafas Sandra Garcia (Cebrap/SP) e Suzana Cavenaghi (ENCE/IBGE), a doutora em Saúde Coletiva Regina Barbosa (Nepo/Unicamp) e o epidemiologista Francisco Inácio Bastos (CICT/Fiocruz). O seminário colocará em foco diferentes tradições e aproximações metodológicas de inquéritos sobre comportamento sexual e reprodutivo realizados no Brasil e na França nas últimas décadas. Estes estudos configuram relevantes ferramentas que ajudam a mapear mudanças na esfera dos comportamentos, servindo como importantes guias de leitura.

O encontro oferecerá a oportunidade de compartilhar e debater algumas das questões atuais que se inscrevem no campo dos estudos sobre sexualidade, gênero e saúde reprodutiva, reunindo pesquisadores de renomada competência em pesquisas quantitativas. Este seminário representa, ainda, o encerramento de um bem-sucedido ciclo de formação de profissionais realizado pelo Programa Interinstitucional de Treinamento em Metodologia de Pesquisa em Gênero, Sexualidade e Saúde Reprodutiva.

A iniciativa envolve o Instituto de Medicina Social (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), o Instituto de Saúde Coletiva (Universidade Federal da Bahia), o Núcleo de Estudos de População (Universidade Estadual de Campinas), a Escola Nacional de Saúde Pública (Fundação Oswaldo Cruz) e o Instituto de Saúde (Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo), na realização anual de cursos regionalizados de Introdução à Metodologia de Pesquisa e de programas de bolsas com a duração de 12 meses e apoio da Fundação Ford.

Clique aqui para se inscrever.(Vagas limitadas. Inscrição sujeita à confirmação)

Veja, abaixo, a programação do evento:

9h - 9:30h: Welcome coffee

9:30 – 10: Abertura

10h – 13h: Inquéritos nacionais sobre comportamento sexual: séculos XX e XXI

Aspectos gerais sobre a pesquisa Comportamento Sexual e percepções sobre o HIV/Aids no Brasil, realizadas em 1998 e 2005: uso do preservativo - Elza Berquó (CEBRAP/SP)

Comportamento e práticas sexuais no Brasil: comparação dos inquéritos de 1998 e 2005- Regina Barbosa (NEPO/UNICAMP)

As mudanças dos comportamentos sexuais na França: década de 50 a década de 2000 - Michel Bozon (INED/FRANÇA)

Debatedora: Maria Luiza Heilborn (CLAM/IMS/UERJ)

14:30h - 17:30h: Vida sexual e suas vicissitudes: violência, temporalidade e contracepção

Violência sexual na França: quebrando o silêncio - Michel Bozon (INED/FRANÇA)

Longevidade sexual, situação conjugal e reprodutiva e proteção contra as DSTs/Aids: algumas evidências da PNDS 1996 e 2006 - Sandra Garcia (CEBRAP/SP)

Tendências e padrões recentes da fecundidade e da contracepção no Brasil - Suzana Cavenagui (ENCE/IBGE)

Debatedor: Francisco Inácio Bastos (CICT - FIOCRUZ/RJ)

18h: Encerramento

Organização:

Maria Luiza Heilborn

Publicada em: 05/05/2009

voltar




IMS/UERJ - R. São Francisco Xavier, 524, 6º Andar, BL. E - 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - Tel.: (21) 2568-0599