CLAM - Principal  

TAGs

Traduzir

EM DESTAQUE | notícias CLAM
 
América Latina

Stonewall na mídia

Na semana do 28 de junho, Dia Mundial do Orgulho LGBT, os principais jornais e revistas latino-americanos deram ampla cobertura aos 40 anos do episódio de Stonewall. Destacamos aqui o suplemento SOY, do jornal Página/12, e a revista A Capa, publicações da Argentina e do Brasil, respectivamente.

Na madrugada de 28 de junho de 1969, em Nova Iorque, freqüentadores do bar Stonewall Inn, reagiram a uma batida policial arbitrária e decretaram um basta à discriminação e ao preconceito contra os homossexuais. Essa revolta é considerada o marco do início do movimento moderno de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais em busca de sua cidadania e o reconhecimento de seu papel na sociedade. A reação teve repercussão internacional e o dia 28 de junho foi estabelecido como dia mundial do orgulho LGBT.

O suplemento SOY, do jornal argentino Página/12 – primeiro na América Latina a lançar um suplemento dedicado especialmente à abordagem de temas voltados à comunidade LGBT – publicou um dossiê que analisa a agenda atual do movimento naquele país à luz do episódio acontecido há 40 anos no bar novaiorquino. A publicação apresenta artigos de Patricio Lennard, Mauro Cabral e Diana Sacayán.

Voltada para o público LGBT, a revista brasileira A Capa apresentou, em textos do jornalista Victor Barroco, entrevistas com pessoas que participaram da rebelião e artigos sobre as conquistas do movimento 40 anos após o mítico levante.

Clique aqui para acessar o suplemento SOY

 Veja a matéria "A conquista do movimento gay após 40 anos de Stonewall", de A Capa 

Leia o depoimento de participantes da revolta, publicados em texto de A Capa

 

 

Publicada em: 01/07/2009

voltar




IMS/UERJ - R. São Francisco Xavier, 524, 6º Andar, BL. E - 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - Tel.: (21) 2568-0599