CLAM - Principal  

TAGs

Traduzir

EM DESTAQUE | notícias CLAM
 
Brasil

Fórum de Pesquisas e Debate sobre Homossexualidades

Na última década, tem se apresentado um aumento significativo de pesquisas sobre uma heterogeneidade expressiva de temáticas a respeito das sexualidades e, mais particularmente, das homossexualidades, entendidas necessariamente em termos plurais, social e culturalmente. Desde a década de 1990, esse crescimento articula-se de modo direto, seja em planos locais/nacionais e globais, à re-emergência e consolidação histórica (renovada) de movimentos sociais e organizações que têm a sexualidade e os direitos sexuais como elementos fulcrais norteadores de suas idéias, ações e demandas específicas. Políticas singulares em defesa da garantia da cidadania plena a todos e, igualmente, a consideração de direitos específicos estão sendo discutidas e demandadas ao mesmo tempo em que as pesquisas têm considerado as experiências e dinâmicas sócio-culturais dos mais diferentes sujeitos.

A sigla LGBT vem articular um escopo abrangente de experiências, identidades, redes e segmentos sociais que, ao mesmo tempo, esclarecem, confundem e re-orientam perspectivas das mais diversas pessoas e grupos sociais no Brasil e na América Latina contemporânea. Lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transsexuais, transgêneros, intersexuais, dentre muitas outras nomeações e identidades estão, direta e indiretamente, envolvidos com questões que tratam de direitos específicos, de políticas públicas, de parcerias e conjugalidades, de saúde e doença, de produção cultural e estética, de sociabilidades e mundos sociais que, ora divergem ora convergem, com ordenações sociais dominantes.

Nas três sessões que o compõe, este fórum pretende captar um conjunto amplo de questões sobre o tema através de pesquisadores e acadêmicos que estejam produzindo sistematicamente no campo das ciências sociais, particularmente da Antropologia, nos últimos anos. Cada sessão terá como dinâmica própria um tema central a ser exercitado pelos participantes do Fórum.

Reunião Equatorial de Antropologia, UFRN/Natal/RN

19 a 22 de agosto de 2009

Coordenação: Carlos Guilherme Octaviano do Valle (UFRN) e Laura Moutinho (USP).

Local: auditório B - Centro de Ciências Humanas Letras e Artes/UFRN.

Programação

Dia 20/08

17:30/19:30

1ª Sessão: Experiências Lésbicas, Transsexuais e Travestis

Expositores: Berenice Bento, G.Almeida, Larissa Pelúcio

. Dia 21/08

17:30/19:15

2ª Sessão: Violência, homofobia e garantia de direitos específicos

Expositores: Alipio Souza Filho, Gustavo Venturi, Sérgio Carrara e Laura Moutinho

19:30/21:00

3ª sessão: cultura, historicidade e mobilização GLBTT.

Expositores: Júlio Simões, Fabiano Gontijo e Carlos Guilherme O. Valle

Relatores: Cristina Donza (UFPA) e Flavio Leonel Silveira (UFPA).

Publicada em: 13/08/2009

voltar




IMS/UERJ - R. São Francisco Xavier, 524, 6º Andar, BL. E - 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - Tel.: (21) 2568-0599