CLAM - Principal  

TAGs

Traduzir

EM DESTAQUE | notícias CLAM
 
Brasil

GPP-GeR é apresentado em Brasília

O Curso Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça (GPP-GeR) foi apresentado em Brasília pela coordenadora do CLAM, Maria Luiza Heilborn, numa solenidade em homenagem ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. Estavam presentes à solenidade, realizada no dia 26 de julho, a ministra Nilcéa Freire e equipe da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), representantes do Ministério da Educação (MEC), da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), do UNIFEM e componentes do Grupo de Trabalho (GT do Eixo 9) do Plano Nacional de Políticas Públicas para as Mulheres, que trata da questão das mulheres negras.

Maria Luiza apresentou o curso e falou do desafio e oportunidade para o CLAM de desenvolver ação tão importante para o movimento de mulheres negras. “É importante destacar aqui o compromisso da universidade com a implementação de políticas públicas desta natureza, colocando à disposição o conhecimento produzido pela academia sobre temas tão relevantes para a sociedade brasileira”, afirmou.

O Curso GPP-GeR será ofertado na modalidade semi-presencial por 18 universidades públicas brasileiras como Curso de Extensão (300 horas) para profissionais com formação de nível médio, e como Curso de Especialização (414 horas) para profissionais com formação de nível superior, tendo como público alvo prioritário servidores/as dos três níveis da administração pública; integrantes dos Conselhos de Direitos da Mulher, dos Fóruns Intergovernamentais de Promoção da Igualdade Racial, dos Conselhos de Educação e dirigentes de organismos não-governamentais ligados à temática de gênero e da igualdade étnico-racial.

O Curso é composto por seis módulos, sendo que o sexto módulo será ofertado apenas para os profissionais candidatos a especialistas, com formação de nível superior. São estes os módulos do Curso GPP-GeR:

Módulo 1 - Políticas públicas e promoção da igualdade
Módulo 2 – Políticas públicas, sexo e gênero
Módulo 3 – Políticas públicas, raça e etnia
Módulo 4 - Estado e Sociedade
Módulo 5 - Gestão de Políticas Públicas
Módulo 6 - Metodologia de Pesquisa

O projeto está sendo desenvolvido pelo CLAM em conjunto com a Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (SPM), a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), o Ministério da Educação, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e o Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (UNIFEM).

Mais informações podem ser adquiridas diretamente nas universidades que ofertarão o curso, listadas abaixo:

Universidade de Brasília
Universidade do Estado da Bahia
Universidade Estadual de Goiás
Universidade Estadual de Montes Claros
Universidade Federal da Bahia
Universidade Federal da Paraíba
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Universidade Federal de Minas Gerais
Universidade Federal de Ouro Preto
Universidade Federal de Pernambuco
Universidade Federal de Santa Maria
Universidade Federal de Sergipe
Universidade Federal de Viçosa
Universidade Federal do Espírito Santo
Universidade Federal do Maranhão
Universidade Federal do Pará
Universidade Federal do Piauí
Universidade Federal do Vale do São Francisco e Mucuri 

Publicada em: 29/07/2010

voltar




IMS/UERJ - R. São Francisco Xavier, 524, 6º Andar, BL. E - 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - Tel.: (21) 2568-0599