CLAM - Principal  

TAGs

Traduzir

EM DESTAQUE | notícias CLAM
 
Argentina

Textos fundamentais

A compilação Sexualidades y ciencias sociales: textos fundamentales é resultado do projeto “Incorporación de la enseñanza sobre sexualidades en la currícula académica de universidades de Asia, África y América Latina”, coordenado por Adriana Ortiz-Ortega e Mario Pecheny, que explora a inclusão do tema da sexualidade e do gênero nos currículos do ensino superior na Argentina, Chile, México, China e África do Sul.

O material, compilado por Daniel Jones, Mónica Gogna, Teresa Valdés e Mario Pecheny, oferece a docentes e estudantes latino-americanos uma seleção de trabalhos para o ensino universitário e a reflexão em diversos âmbitos de debate político e trabalho aplicado. O índice temático reúne textos em castelhano e em português, combinando aqueles considerados clássicos com alguns inovadores por seus temas ou enfoques, de países e regiões diferentes.

A pesquisa, realizada entre 2005 e 2008, revelou que nos mencionados países da América Latina o aprendizado destas temáticas a nível universitário supõe superar diversos obstáculos. Um deles é a dificuldade de acesso a textos chave, produzidos tanto no hemisfério Norte como no Sul (Ásia e África), em idioma castelhano ou português. Inclusive, a própria produção latino-americana nem sempre circula fluidamente pela região.

Além de identificar um fluxo bibliográfico comum sobre sexualidades e gênero (como a extensamente traduzida obra de Michel Foucault ou de Judith Butler), a pesquisa também registrou uma grande dispersão de fontes e um desconhecimento de alguns textos que têm contribuído para o avanço deste campo de estudos.

A distribuição de Sexualidades y ciencias sociales: textos fundamentales é gratuita, objetivando favorecer sua mais ampla difusão na América Latina. O único requisito necesario é mencionar a fonte original, ao citá-los.

Para baixar o material eletrônico, clique aqui e procure a seção “publicações”, onde está alojada Sexualidades y ciencias sociales: textos fundamentales.

Publicada em: 10/02/2011

voltar




IMS/UERJ - R. São Francisco Xavier, 524, 6º Andar, BL. E - 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - Tel.: (21) 2568-0599