CLAM - Principal  

TAGs

Traduzir

EM DESTAQUE | notícias CLAM
 
Brasil

Educando para a igualdade

Discutir a implementação do projeto-piloto de educação a distância de profissionais de educação nas temáticas de gênero, raça e orientação sexual. Este é o mote central do Seminário Internacional Formação de Educadores e Educadoras em Gênero, Orientação Sexual e Relações Étnico-raciais, que se inicia na quarta-feira, 30 de novembro, em Brasília, dando continuidade ao seminário Educando para Igualdade de Gênero, Raça e Orientação Sexual, ocorrido em 2004, o qual possibilitou a troca de experiências entre 300 pessoas na área da educação não-discriminatória. O projeto é uma parceria que envolve o Ministério da Educação, a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM), o Conselho Britânico e o CLAM.

O encontro é restrito à participação de 60 gestores e profissionais de educação de Niterói (RJ), Nova Iguaçu (RJ), Salvador (BA), Porto Velho (RO), Maringá (PR) e Dourados (MS), cidades envolvidas no projeto-piloto. Até sexta-feira, dia 2 de dezembro, o Seminário abordará as relações entre Brasil e Reino Unido, os desafios para uma educação voltada à igualdade e à diversidade fazendo a interface entre gênero, relações étnico-raciais e orientação sexual e as estratégias necessárias para o projeto-piloto, que pretende capacitar 200 profissionais de educação em cada um dos municípios envolvidos nessa primeira fase. O CLAM será responsável pela produção do conteúdo do material didático, pelo treinamento dos 36 monitores do curso e pela implantação do projeto piloto nos seis municípios.

O curso de formação de profissionais da educação será semipresencial, disposto em 190 horas e destinado a trabalhadores e trabalhadoras de educação do ensino fundamental. A previsão é de que o projeto inicie até março de 2006.

O Seminário será realizado no Hotel Nacional - Setor Hoteleiro Sul, Quadra 1, Bl. ABrasília - Distrito Federal – Brasil.

Publicada em: 29/11/2005

voltar




IMS/UERJ - R. São Francisco Xavier, 524, 6º Andar, BL. E - 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - Tel.: (21) 2568-0599