CLAM - Principal  

TAGs

Traduzir

EM DESTAQUE | notícias CLAM
 
Brasil

Novos horizontes para gravidez na adolescência

A gravidez na adolescência foi tema de evento realizado, em 07 de março, na Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. O debate contou com a presença de diversas autoridades e pesquisadores, como a coordenadora do Centro Latino Americano em Sexualidade e Direitos Humanos (CLAM), Maria Luiza Heilborn.

Organizada pela Vereadora Aspásia Camargo, a iniciativa teve como principal objetivo discutir e melhorar a qualidade das políticas para o público feminino. “As mulheres já realizaram enormes conquistas com grande destaque e aprimoramento notável, porém ainda é necessário melhorar sua inserção na sociedade”, afirmou.

Em sua apresentação, Maria Luiza Heilborn, mostrou a nova conceitualização de sexualidade na adolescência e as dimensões culturais que influenciam o tema como, por exemplo, o tabu da virgindade. “Existe uma grande pressão para o início da vida sexual”, comentou.

Ao abordar a gravidez precoce, disse não haver epidemia, mas uma mudança no comportamento sexual. Ela destacou ainda a importância da distribuição de contraceptivos nos postos de saúde e a influência dos educadores, que precisam estar prontos para atender aos adolescentes, e da família, que necessita tratar do assunto abertamente. “O exercício da vida sexual deve ser feito de forma consciente pelos jovens”, finalizou.

Publicada em: 19/03/2005

voltar




IMS/UERJ - R. São Francisco Xavier, 524, 6º Andar, BL. E - 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - Tel.: (21) 2568-0599