CLAM - Principal  
EM DESTAQUE | notícias CLAM
Brasil  
Publicada em: 19/11/2014

É normal ou transtorno sexual?


Este foi um dos temas do ciclo de debates promovido em novembro pela organização AfroReggae. Dirigidos a alunos da rede pública de educação, os debates abordaram temáticas como diversidade sexual, liberdade de escolha e disfunções e transtornos sexuais, e contaram com a participação de pesquisadores do CLAM.
   
Chile  
Publicada em: 19/11/2014

Violência extrema contra as mulheres


A tipificação penal do femicídio no Chile não apenas tem sido ineficaz na abordagem desta forma letal de violência como também tem contribuído para encobrir as lógicas de sua ocorrência. Pesquisa revela que os femicídios aumentaram em pelo menos 7% nos últimos dez anos.(Texto em espanhol)
   
Brasil  
Publicada em: 19/11/2014

Muito antes da globalização


As Paradas LGBT e a reivindicação da diversidade sexual na Amazônia não devem ser entendidas como produto da Modernidade ocidental. Múltiplas expressões já existiam lá antes da chegada dos direitos LGBT, aponta pesquisadora.
   
Brasil  
Publicada em: 11/11/2014

Seminário Gêneros e Sexualidades: limites e fronteiras


O CLAM, em parceria com o NuSEX, o NEsCom e o Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional (UFRJ), promove o Seminário Gêneros e Sexualidades: limites e fronteiras, nos dias 27 e 28 de novembro, no Auditório do Horto Botânico, Av. General Herculano Gomes, s/n, Quinta da Boa Vista, São Cristóvão, Rio de Janeiro.
   
Brasil  
Publicada em: 04/11/2014

Última semana de inscrições para o EGeS


As inscrições para a 3ª edição do Curso de Especialização em Gênero e Sexualidade (EGeS) estão abertas até o dia 28 de novembro. São oferecidas 120 vagas, tendo como público-alvo graduados nas áreas de educação, saúde e ciências humanas e sociais de todo o país. O curso inicia-se em março de 2015 e terá duração de 12 meses. Confira o edital.
   
Brasil  
Publicada em: 29/10/2014

EGeS: legados e nova edição


Terceira edição do Curso de Especialização em Gênero e Sexualidade abre as inscrições a partir de 3 de novembro. O conteúdo e atividades didáticas abordam os processos de estigmatização e discriminação na perspectiva dos direitos humanos e com as ferramentas das ciências sociais. Letícia Lanz, ex-aluna do curso, contou com elas para seu contínuo processo de afirmação no mundo.
   
Argentina  
Publicada em: 29/10/2014

Aberto a interpretação?


Ao estabelecer a existência da pessoa desde a concepção, o novo Código Civil argentino faz inesperadas concessões à Igreja Católica. No entanto, juristas observam que o direito ao aborto legal e outras garantias não estariam afetados. (Texto em espanhol)
   
Pelo mundo  
Publicada em: 21/10/2014

Orientação sexual na CID-11


Apesar de não ser considerada doença desde 1990, a homossexualidade permanece vinculada à linguagem patologizante na CID-10. Integrante do grupo de trabalho que revisa o texto e propõe a eliminação dessa vinculação, o psicosociólogo Alain Giami (INSERM, França), pesquisador convidado no Programa da Cátedra Francesa da UERJ, reflete sobre as tensões políticas e científicas em torno da discussão.
   
Brasil  
Publicada em: 08/10/2014

Nada a escolher


A “adequação” cirúrgica dos genitais de crianças e jovens intersex antes destes serem capazes de consenti-la é contestada por ativistas e pesquisas acerca dos contextos e efeitos dessa prática. O sofrimento muitas vezes gerado por intervenções impostas pelo poder médico leva a questionar a inevitabilidade da definição por um ou outro sexo.
   
Argentina  
Publicada em: 08/10/2014

Ferramenta renovada


Foi relançado o website www.despenalizacion.org.ar, que desde 2005 tem fornecido informação técnica para o debate sobre descriminalização do aborto na Argentina. A nova versão oferece material atualizado à luz dos mais recentes avanços e desafios relativos ao tema. (Texto em espanhol)
   
Página 11 de 110
Navegação por TAGS

IMS/UERJ - R. São Francisco Xavier, 524, 6º Andar, BL. E - 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil