CLAM - Principal  
EM DESTAQUE | notícias CLAM
Brasil  
Publicada em: 29/10/2014

EGeS: legados e nova edição


Terceira edição do Curso de Especialização em Gênero e Sexualidade abre as inscrições a partir de 3 de novembro. O conteúdo e atividades didáticas abordam os processos de estigmatização e discriminação na perspectiva dos direitos humanos e com as ferramentas das ciências sociais. Letícia Lanz, ex-aluna do curso, contou com elas para seu contínuo processo de afirmação no mundo.
   
Argentina  
Publicada em: 29/10/2014

Aberto a interpretação?


Ao estabelecer a existência da pessoa desde a concepção, o novo Código Civil argentino faz inesperadas concessões à Igreja Católica. No entanto, juristas observam que o direito ao aborto legal e outras garantias não estariam afetados. (Texto em espanhol)
   
Pelo mundo  
Publicada em: 21/10/2014

Orientação sexual na CID-11


Apesar de não ser considerada doença desde 1990, a homossexualidade permanece vinculada à linguagem patologizante na CID-10. Integrante do grupo de trabalho que revisa o texto e propõe a eliminação dessa vinculação, o psicosociólogo Alain Giami (INSERM, França), pesquisador convidado no Programa da Cátedra Francesa da UERJ, reflete sobre as tensões políticas e científicas em torno da discussão.
   
Brasil  
Publicada em: 08/10/2014

Nada a escolher


A “adequação” cirúrgica dos genitais de crianças e jovens intersex antes destes serem capazes de consenti-la é contestada por ativistas e pesquisas acerca dos contextos e efeitos dessa prática. O sofrimento muitas vezes gerado por intervenções impostas pelo poder médico leva a questionar a inevitabilidade da definição por um ou outro sexo.
   
Argentina  
Publicada em: 08/10/2014

Ferramenta renovada


Foi relançado o website www.despenalizacion.org.ar, que desde 2005 tem fornecido informação técnica para o debate sobre descriminalização do aborto na Argentina. A nova versão oferece material atualizado à luz dos mais recentes avanços e desafios relativos ao tema. (Texto em espanhol)
   
Brasil  
Publicada em: 08/10/2014

Gênero e eleições


Bancada feminina no Congresso Nacional brasileiro cresceu de 45 para 51 deputadas na última eleição. Mas seja por medo de perder o apoio de eleitores ou parceiros políticos mais conservadores, ou por ideologias pessoais ligadas à religião, grande parte das mulheres na política usualmente silenciam com relação a assuntos da agenda feminista, como o aborto. Debate na UERJ discutiu esse cenário.
   
Brasil  
Publicada em: 01/10/2014

Gênero e eleições


Seja por medo de perder o apoio de eleitores e parceiros políticos mais conservadores, ou por ideologias pessoais ligadas à religião, as duas candidatas com mais expressão nas pesquisas de intenção de voto à presidência do Brasil silenciam com relação a assuntos da agenda feminista, como o aborto. Debate na UERJ abordou o papel das mulheres nas eleições de 2014.
   
Brasil  
Publicada em: 24/09/2014

Falso alarme


Apesar das sonoras advertências e campanhas de atores estatais, da sociedade civil e da grande imprensa, a Copa do Mundo do Brasil não trouxe um aumento do tráfico e exploração sexual de crianças e adolescentes. Relatório do Observatório da Prostituição (LeMetro/UFRJ) mostra que, na verdade, o comércio do sexo retraiu-se nas cidades sedes do torneio.
   
Colômbia  
Publicada em: 24/09/2014

Um debate necessário


Tramita no Congresso colombiano um projeto de lei através do qual o Estado reconheceria a prostituição como atividade econômica e a ampararia com direitos trabalhistas. Fórum universitário discute o projeto e insta a abandonar a polarização entre abolicionismo e regulamentarismo para reconhecer quem está no mercado do sexo como sujeito de direitos.(Texto em espanhol)
   
América Latina  
Publicada em: 16/09/2014

Publicação mostra a situação das políticas de comunicação e gênero na América Latina


A Associação Civil Comunicação para a Igualdade lançou o livro digital “Políticas Públicas de Comunicação e Gênero na América Latina: um caminho por percorrer”. A publicação, escrita em espanhol,reúne artigos de pesquisadoras da região e focaliza a realidade de seis países: Argentina, Brasil, Colômbia, México, Uruguai e Venezuela.
   
Página 12 de 110
Navegação por TAGS

IMS/UERJ - R. São Francisco Xavier, 524, 6º Andar, BL. E - 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil