CLAM - Principal  
EM DESTAQUE | notícias CLAM
Brasil  
Publicada em: 10/06/2014

1ª edição da Revista Gênero & Direito (UFPB)


Confira a 1ª edição da revista Gênero & Direito, da Universidade Federal da Paraíba.
   
Brasil  
Publicada em: 04/06/2014

Aborto em tempos de eleição


No Brasil, políticas públicas retrocedem em matéria dos direitos sexuais e reprodutivos das mulheres. Estatuto do Nascituro, bolsa-estupro e a revogação de portaria que incluía o registro do aborto previsto em lei na tabela de serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde marcam o ano eleitoral, enquanto os candidatos à Presidência mostram-se avessos à ampliação do direito ao aborto.
   
América Latina  
Publicada em: 04/06/2014

Sexualidades em foco. Representações televisivas sobre a prostituição na Argentina


O número 11 da série monográfica trilíngue Sexualidades traz um artigo de Carolina Justo Von Lurzer sobre representações televisivas da prostitución na Argentina.
   
Brasil  
Publicada em: 28/05/2014

Diálogo necessário


Resultado da reivindicação do movimento LGBT e do envolvimento das famílias das vítimas na luta por justiça, existe hoje maior sensibilidade à questão dos assassinatos homofóbicos por parte da polícia e um maior diálogo entre a instituição e o movimento. Porém, uma melhor compreensão da dinâmica da homofobia ainda se faz necessária para que o aparato policial saiba reagir a esse tipo de crime.
   
Brasil  
Publicada em: 28/05/2014

EGeS conclui segunda edição


Curso de especialização, oferecido pelo CLAM/IMS/UERJ em parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), formou 120 alunos. Em debate de encerramento, alunos, coordenadores e professores destacaram o EGeS como um esforço de formação de profissionais e, sobretudo, de promoção e garantia de direitos em uma sociedade marcada por desigualdades.
   
Brasil  
Publicada em: 24/05/2014

ONU Mulheres seleciona consultoria para currículos de professores do Ensino Médio


ONU Mulheres seleciona consultoria para a produção de currículo para professoras e professores de Ensino Médio sobre estereótipos de gênero nas escolas. Inscrição até 3 de agosto.
   
Brasil  
Publicada em: 30/04/2014

Por que o gênero assusta tanto?


Por pressão de setores religiosos conservadores, as questões de gênero e orientação sexual foram retiradas do texto do Plano Nacional de Educação brasileiro. O recuo demonstra como a educação tem sido um campo de batalha de concepções morais que resistem a toda forma de pluralismo.
   
Chile  
Publicada em: 15/04/2014

Economia Feminista


Entender que o capitalismo complementa o patriarcado como forma de dominação estrutural e cultural ajudará a desestabilizar sua hegemonia, afirma Rocío Alorda, especialista em comunicação política e participante da Marcha Mundial das Mulheres-Chile.(Texto em espanhol)
   
Brasil  
Publicada em: 15/04/2014

Sexualidade, Saúde e Sociedade


Os artigos publicados na edição 16 apresentam cenas latino-americanas e seus processos de vitimização, politização e “naturalização” de práticas, desejos e identidades sexuais e de gênero. Os trabalhos discutem as ambiguidades que envolvem autoridades, pesquisadores, ativistas e os próprios “sofredores” nas lutas travadas pelo reconhecimento social e pela afirmação de direitos.
   
Brasil  
Publicada em: 15/04/2014

Risco e escolha


O discurso sobre o risco na saúde, defendido pelo poder médico, deve ser suficiente a ponto de se sobrepor à autonomia da pessoa, ou tal posição pode ser relativizada em nome da liberdade de escolha individual? Para Rachel Aisengart Menezes (IESC/UFRJ), embora o risco tenda a ser um vetor da biomedicina no processo de medicalização das pessoas, não pode ser uma noção a orientar nossas vidas.
   
Página 16 de 110
Navegação por TAGS

IMS/UERJ - R. São Francisco Xavier, 524, 6º Andar, BL. E - 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil