CLAM - Principal  
EM DESTAQUE | notícias CLAM
Brasil  
Publicada em: 17/02/2014

As aparências enganam


Projeto brasileiro de lei que permite a mudança de pré-nome e sexo nos documentos civis de pessoas transexuais é um retrocesso, na conjuntura atual. Apesar de parecer um avanço, iniciativa mantém a instância judicial como garantidora do direito, condicionando o mesmo à chancela médica em um momento em que a discussão sobre despatologização ganha corpo pelo mundo.
   
América Latina  
Publicada em: 07/02/2014

Mulheres e internet


Na sociedade da informação, poucos são os coletivos que exercem o pleno direito à informação e à comunicação. As brechas sociais e estruturas de marginalização se estendem ao mundo digital, afetando particularmente as mulheres. (Em espanhol)
   
Brasil  
Publicada em: 06/02/2014

Impactos do GDE


Durante o Seminário de Avaliação do Curso Gênero e Diversidade na Escola (GDE+5), coordenadores, professores da rede pública e gestores governamentais mostraram resultados práticos do projeto. Atividades sobre gênero, raça e orientação sexual com crianças de 3 a 4 anos, adolescentes que praticam educação física e no âmbito da educação de jovens e adultos compõem a série de ações oriundas do GDE.
   
Brasil  
Publicada em: 04/02/2014

Instituto Papai Lança Edital para Seleção de Educador/A


O Instituto PAPAI, organização civil sem fins lucrativos, que desenvolve ações políticas, educativas e informativas junto a populações masculinas, em situação de pobreza, bem como estudos e pesquisas sobre masculinidades, a partir da perspectiva feminista e de gênero, torna pública a realização do processo seletivo visando o preenchimento imediato de 1 (uma) vaga de Educador/A.
   
Brasil  
Publicada em: 29/01/2014

UM CAVALO DE TROIA


O PL 72/2007 dispõe sobre a alteração do pré-nome e sexo das pessoas transexuais nos documentos, definindo que é possível recorrer à Justiça para modificá-los sem a necessidade da cirurgia de transgenitalização. Nada mais avançado, pensarão alguns. No entanto, se esse projeto for aprovado, passará para a história como um presente de grego. Artigo de Berenice Bento.
   
Brasil  
Publicada em: 29/01/2014

Seminário avalia curso GDE


Resultados de um estudo de avaliação do curso Gênero e Diversidade na Escola (GDE) apontam uma mudança na prática pedagógica dos professores/as cursistas em relação aos temas do machismo, racismo e homofobia. Dados serão apresentados no Seminário GDE+5, que será realizado na UERJ nos dias 3 e 4 de fevereiro.
   
Colômbia  
Publicada em: 29/01/2014

Deficiência e reprodução


Assim como na maioria dos países, a lei colombiana ampara a esterilização forçada de pessoas com incapacidade cognitiva e psicossocial. A aceitação desta prática e sua aceitação por parte de profissionais da saúde sugere expectativas sociais de viés eugenésico. (Texto em espanhol)
   
Brasil  
Publicada em: 16/01/2014

Direitos LGBT no Brasil


Estudo da pesquisadora do Pagu (Unicamp) Rosa Oliveira mapeia a atuação dos poderes Legislativo, Judiciário e Executivo em relação à população LGBT. O cenário político configura-se tensionado: iniciativas de promoção de direitos, sobretudo no âmbito da Justiça, coexistem com ações que buscam suspendê-los e interditá-los, em especial na esfera do Congresso e do Governo Federal.
   
Chile  
Publicada em: 16/01/2014

Pais mais envolvidos


As mudanças sociais das últimas décadas têm impactado os papéis de gênero dentro das famílias. Visões machistas e discursos tradicionais sobre a paternidade convivem hoje com pontos de vista pro-equidade de gênero e homens mais dispostos a envolverem-se na criação e no cuidado de seus filhos, embora esta ainda seja tarefa atribuída a mulheres na maioria dos países. (Texto em espanhol)
   
Pelo mundo  
Publicada em: 18/12/2013

Marca do colonialismo


Suprema Corte da Índia restabelece lei que criminaliza a homossexualidade ao revogar decisão do Tribunal Superior de Nova Deli, que em 2009 anulou artigo do Código Penal indiano da era colonial que proíbe relações sexuais entre pessoas do mesmo sexo. Neste texto, pesquisadores e ativistas discutem por que a decisão do órgão máximo da Justiça significa uma perda para todo o mundo.
   
Página 16 de 109
Navegação por TAGS

IMS/UERJ - R. São Francisco Xavier, 524, 6º Andar, BL. E - 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - Tel.: (21) 2568-0599