CLAM - Principal  
EM DESTAQUE | notícias CLAM
Brasil  
Publicada em: 29/01/2014

Seminário avalia curso GDE


Resultados de um estudo de avaliação do curso Gênero e Diversidade na Escola (GDE) apontam uma mudança na prática pedagógica dos professores/as cursistas em relação aos temas do machismo, racismo e homofobia. Dados serão apresentados no Seminário GDE+5, que será realizado na UERJ nos dias 3 e 4 de fevereiro.
   
Colômbia  
Publicada em: 29/01/2014

Deficiência e reprodução


Assim como na maioria dos países, a lei colombiana ampara a esterilização forçada de pessoas com incapacidade cognitiva e psicossocial. A aceitação desta prática e sua aceitação por parte de profissionais da saúde sugere expectativas sociais de viés eugenésico. (Texto em espanhol)
   
Brasil  
Publicada em: 16/01/2014

Direitos LGBT no Brasil


Estudo da pesquisadora do Pagu (Unicamp) Rosa Oliveira mapeia a atuação dos poderes Legislativo, Judiciário e Executivo em relação à população LGBT. O cenário político configura-se tensionado: iniciativas de promoção de direitos, sobretudo no âmbito da Justiça, coexistem com ações que buscam suspendê-los e interditá-los, em especial na esfera do Congresso e do Governo Federal.
   
Chile  
Publicada em: 16/01/2014

Pais mais envolvidos


As mudanças sociais das últimas décadas têm impactado os papéis de gênero dentro das famílias. Visões machistas e discursos tradicionais sobre a paternidade convivem hoje com pontos de vista pro-equidade de gênero e homens mais dispostos a envolverem-se na criação e no cuidado de seus filhos, embora esta ainda seja tarefa atribuída a mulheres na maioria dos países. (Texto em espanhol)
   
Pelo mundo  
Publicada em: 18/12/2013

Marca do colonialismo


Suprema Corte da Índia restabelece lei que criminaliza a homossexualidade ao revogar decisão do Tribunal Superior de Nova Deli, que em 2009 anulou artigo do Código Penal indiano da era colonial que proíbe relações sexuais entre pessoas do mesmo sexo. Neste texto, pesquisadores e ativistas discutem por que a decisão do órgão máximo da Justiça significa uma perda para todo o mundo.
   
Pelo mundo  
Publicada em: 18/12/2013

Retrocesso francês


Lei aprovada na Assembleia francesa criminaliza o cliente da prostituição. Medida, justificada pelo governo socialista como uma forma de enfrentar uma modalidade de escravização da mulher, é apontada por ativistas como perigosa para as profissionais do sexo em termos de saúde e segurança. A questão migratória europeia integra o pano de fundo na iniciativa.
   
Brasil  
Publicada em: 12/12/2013

A criminalização da Aids


Outrora reconhecido mundialmente por sua resposta á epidemia da Aids, o Brasil convive atualmente com obstáculos crescentes no que diz respeito ao combate à doença, como a criminalização de pessoas soropositivas em razão da acusação de transmissão do vírus HIV durante suas relações sexuais.
   
Colômbia  
Publicada em: 12/12/2013

A persistência da violência sexual


Na Colômbia, o repúdio causado por declarações que responsabilizaram uma jovem de ter provocado seu próprio estupro parece indicar uma mudança nas percepções acerca da violência sexual. O caso, no entanto, parece ser a exceção frente a um panorama de banalização da violência, desigualdade e vulnerabilidade das mulheres. (Texto em espanhol)
   
Pelo mundo  
Publicada em: 12/12/2013

Gênero e tecnologia da informação


O novo número de GendeIT, disponível em inglês e espanhol, analisa a edição 2013 do Relatório Global da Sociedade da Informação (GIS Watch, na sigla em inglês) sobre direitos das mulheres, gênero e tecnologias da informação e das comunicações (TICs) em 46 países. (Texto em espanhol)
   
Brasil  
Publicada em: 04/12/2013

Revista Sexualidade, Saúde e Sociedade


A revista traz dois artigos que expõem cuidadosas análises críticas de noções polêmicas que, em nossa região, vêm sendo acionadas nos debates contemporâneos relativos ao abuso sexual contra crianças e adolescentes e à legalização do aborto. Outro destaque dos artigos desta edição é o desafio analítico de trabalhar com o que vem sendo convencionalmente designado de enfoque interseccional.
   
Página 17 de 109
Navegação por TAGS

IMS/UERJ - R. São Francisco Xavier, 524, 6º Andar, BL. E - 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - Tel.: (21) 2568-0599