CLAM - Principal  
EM DESTAQUE | notícias CLAM
Pelo mundo  
Publicada em: 18/12/2013

Retrocesso francês


Lei aprovada na Assembleia francesa criminaliza o cliente da prostituição. Medida, justificada pelo governo socialista como uma forma de enfrentar uma modalidade de escravização da mulher, é apontada por ativistas como perigosa para as profissionais do sexo em termos de saúde e segurança. A questão migratória europeia integra o pano de fundo na iniciativa.
   
Brasil  
Publicada em: 12/12/2013

A criminalização da Aids


Outrora reconhecido mundialmente por sua resposta á epidemia da Aids, o Brasil convive atualmente com obstáculos crescentes no que diz respeito ao combate à doença, como a criminalização de pessoas soropositivas em razão da acusação de transmissão do vírus HIV durante suas relações sexuais.
   
Colômbia  
Publicada em: 12/12/2013

A persistência da violência sexual


Na Colômbia, o repúdio causado por declarações que responsabilizaram uma jovem de ter provocado seu próprio estupro parece indicar uma mudança nas percepções acerca da violência sexual. O caso, no entanto, parece ser a exceção frente a um panorama de banalização da violência, desigualdade e vulnerabilidade das mulheres. (Texto em espanhol)
   
Pelo mundo  
Publicada em: 12/12/2013

Gênero e tecnologia da informação


O novo número de GendeIT, disponível em inglês e espanhol, analisa a edição 2013 do Relatório Global da Sociedade da Informação (GIS Watch, na sigla em inglês) sobre direitos das mulheres, gênero e tecnologias da informação e das comunicações (TICs) em 46 países. (Texto em espanhol)
   
Brasil  
Publicada em: 04/12/2013

Revista Sexualidade, Saúde e Sociedade


A revista traz dois artigos que expõem cuidadosas análises críticas de noções polêmicas que, em nossa região, vêm sendo acionadas nos debates contemporâneos relativos ao abuso sexual contra crianças e adolescentes e à legalização do aborto. Outro destaque dos artigos desta edição é o desafio analítico de trabalhar com o que vem sendo convencionalmente designado de enfoque interseccional.
   
América Latina  
Publicada em: 28/11/2013

AS MULHERES NA EDUCAÇÃO SUPERIOR


Apesar de uma sólida participação feminina na educação superior, as cifras positivas não são indício de igualdade de oportunidades ou do fim dos padrões de discriminação. (Texto em espanhol)
   
Brasil  
Publicada em: 28/11/2013

Aids e promoção de direitos


Em conferência durante o III Seminário Nacional para promoção de direitos humanos no contexto do HIV e Aids, às vésperas do Dia Mundial de Luta contra a Aids (1/12), o juiz federal Roger Raupp destacou a importância da epidemia do HIV para o contexto dos direitos sociais e da saúde no Brasil.
   
Brasil  
Publicada em: 21/11/2013

Senado debate mortalidade materna


Em audiência no Congresso brasileiro, parlamentares, especialistas e operadores do direito criticaram a persistência dos problemas que afetam a saúde e a vida das gestantes, sobretudo as negras, apesar de o país ter sido condenado por Convenção da ONU no caso Alyne Silva.
   
Brasil  
Publicada em: 21/11/2013

Dogmatismo religioso e Estado


Discussão em mesa ocorrida durante o VI Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, na UERJ, destacou os efeitos políticos que o radicalismo religioso tem produzido no âmbito do Estado, tanto no campo dos direitos individuais como no campo da ciência e da saúde.
   
Brasil  
Publicada em: 21/11/2013

Trabalho como potência


“As modificações corporais vieram em um momento em que minha trajetória profissional já gozava de reconhecimento. Trabalhar na academia é ocupar um lugar privilegiado, o que contribui para construir um lastro de respeitabilidade”, avalia Guilherme de Almeida, autor de pesquisa que joga luz sobre os significados que a transição de gênero pode obter no mercado de trabalho.
   
Página 17 de 109
Navegação por TAGS

IMS/UERJ - R. São Francisco Xavier, 524, 6º Andar, BL. E - 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - Tel.: (21) 2568-0599