CLAM - Principal  
EM DESTAQUE | notícias CLAM
Brasil  
Publicada em: 15/04/2014

Sexualidade, Saúde e Sociedade


Os artigos publicados na edição 16 apresentam cenas latino-americanas e seus processos de vitimização, politização e “naturalização” de práticas, desejos e identidades sexuais e de gênero. Os trabalhos discutem as ambiguidades que envolvem autoridades, pesquisadores, ativistas e os próprios “sofredores” nas lutas travadas pelo reconhecimento social e pela afirmação de direitos.
   
Brasil  
Publicada em: 15/04/2014

Risco e escolha


O discurso sobre o risco na saúde, defendido pelo poder médico, deve ser suficiente a ponto de se sobrepor à autonomia da pessoa, ou tal posição pode ser relativizada em nome da liberdade de escolha individual? Para Rachel Aisengart Menezes (IESC/UFRJ), embora o risco tenda a ser um vetor da biomedicina no processo de medicalização das pessoas, não pode ser uma noção a orientar nossas vidas.
   
Brasil  
Publicada em: 03/04/2014

Desafios do feminismo


No mundo do trabalho e da política, no ambiente doméstico, nos transportes públicos e no âmbito dos direitos sexuais e reprodutivos, desigualdades e violações persistem para as mulheres brasileiras, que cotidianamente se deparam com iniquidades de gênero, violências, “encoxadores” e decisões reprodutivas negadas, em um cenário conservador contrário à pauta dos direitos das mulheres.
   
Colômbia  
Publicada em: 03/04/2014

Cidade segura para mulheres


Proposta de criação de espaços exclusivos para mulheres em ônibus de Bogotá tem gerado polêmica. Para Ana Falú (foto), ex-diretora do UNIFEM, são muitos e complexos os problemas a serem enfrentados até que se consiga cidades mais habitáveis, transitáveis e justas para as mulheres.(Texto em espanhol)
   
Brasil  
Publicada em: 27/03/2014

O fazer e o desfazer dos direitos


Os desaparecimentos de pessoas no Brasil, os sentidos e representações dadas ao infanticídio indígena em alguns veículos da mídia e a análise da construção da pedofilia como problema político são alguns dos temas abordados na coletânea “O fazer e o desfazer dos direitos: experiências etnográficas sobre política, administração e moralidades”.
   
Brasil  
Publicada em: 27/03/2014

“Direitos” que controlam


Artigo da antropóloga Cláudia Cunha no livro “O fazer e o desfazer dos direitos” reflete sobre as ambiguidades do modelo de “jovens protagonistas vivendo com HIV/Aids”, promovido por gestores e movimentos sociais no Brasil: a iniciativa mantém valores que reforçam a autonomia reduzida e a “menoridade” dos jovens, assim como estabelece mecanismos de controle dos corpos.
   
Brasil  
Publicada em: 20/03/2014

Amar demais


Duas pesquisadoras da UERJ se aproximaram do grupo de ajuda mútua “Mulheres que Amam Demais” (MADA) para entender os processos sociais subjacentes ao mal-estar das suas participantes. Seus achados mostram as tensões de gênero que organizam a dinâmica do grupo e o papel do discurso médico na construção da ideia do “amar demais” como “amor patológico” ou “vício”.
   
América Latina  
Publicada em: 20/03/2014

PROTOCOLO PARA A JUSTIÇA DE GÊNERO


Será lançado neste semestre o Modelo de Protocolo Latino-americano de Pesquisa das Mortes Violentas de Mulheres por Razões de Gênero (femicídio/feminicídio). O documento incorpora as últimas reformas legais e processuais e pretende aportar ferramentas para uma abordagem competente e sensível aos aspectos estruturais desta problemática.(Texto em espanhol)
   
Brasil  
Publicada em: 17/02/2014

As aparências enganam


Projeto brasileiro de lei que permite a mudança de pré-nome e sexo nos documentos civis de pessoas transexuais é um retrocesso, na conjuntura atual. Apesar de parecer um avanço, iniciativa mantém a instância judicial como garantidora do direito, condicionando o mesmo à chancela médica em um momento em que a discussão sobre despatologização ganha corpo pelo mundo.
   
América Latina  
Publicada em: 07/02/2014

Mulheres e internet


Na sociedade da informação, poucos são os coletivos que exercem o pleno direito à informação e à comunicação. As brechas sociais e estruturas de marginalização se estendem ao mundo digital, afetando particularmente as mulheres. (Em espanhol)
   
Página 17 de 110
Navegação por TAGS

IMS/UERJ - R. São Francisco Xavier, 524, 6º Andar, BL. E - 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil