CLAM - Principal  
EM DESTAQUE | notícias CLAM
Brasil  
Publicada em: 31/10/2013

Proposição machista e discriminatória


O CLAM subscreve carta de repúdio às declarações de Cláudio de Moura Castro que, buscando reforçar seu argumento de que o Plano Nacional de Educação é inconsistente, sugeriu que sua proposta ao plano seria oferecer “um bônus para as ‘caboclinhas’ de Pernambuco e do Ceará se casarem com engenheiros estrangeiros, porque aí eles ficam e aumenta o capital humano no Brasil e a oferta de engenheiros”.
   
América Latina  
Publicada em: 24/10/2013

Conhecimento de fácil acesso


Em seu 6º ano de funcionamento, a Biblioteca Digital do CLAM tem tido em média 4 mil visitas por mês desde 2012. Com recursos avançados de busca, o acervo online disponibiliza integralmente mais de 1600 obras, entre livros, teses, dissertações e monografias.
   
América Latina  
Publicada em: 24/10/2013

Vidas que merecem ser reproduzidas


Diversas reações frente a sua decisão pessoal de realizar uma vasectomia levam o autor deste artigo a refletir sobre o papel das diferenças de gênero, classe, idade e raça nas expectativas sociais acerca da reprodução. Por Manuel Alejandro Rodríguez Rondón. (Texto em espanhol)
   
Brasil  
Publicada em: 21/10/2013

IV Trans Day NIGS - Seminário Transfobia, Cidadania e Identidades Trans


O IV Trans Day NIGS será realizado nos dias 29 e 30 de outubro de 2013, no Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Inscrições até o dia 27/10.
   
Chile  
Publicada em: 14/10/2013

Família e Estado Civil


Foi vedado na Comissão de Legislação e Justiça do Senado chileno o projeto de lei de Acordo de Vida em Casal. O ponto de discórdia é se este alterará ou não o estado civil dos contratantes, o que significaria reconhecer como famílias plenas ou como casais do mesmo ou diferente sexo aqueles que optarem por ele. (Texto em espanhol)
   
Brasil  
Publicada em: 14/10/2013

“Antes sem-vergonha do que vítima”


Pioneira na defesa e promoção dos direitos das prostitutas no Brasil, a socióloga Gabriela Leite faleceu na quinta-feira (10/10). Foi uma figura importante na resposta brasileira ao HIV/Aids no primeiro momento da epidemia no país, e na construção de uma perspectiva inclusiva à categoria do trabalho sexual, culminando com projeto de lei que busca regulamentar e assegurar direitos a classe.
   
Brasil  
Publicada em: 11/10/2013

O amor no mercado sexual


As pessoas são educadas para acreditar que o amor deve ser espontâneo, transcendental, irracional, desinteressado e não envolver dinheiro. Existe mesmo a crença de que a comodificação destrói a intimidade, o que pode ser a razão pela qual a interseção entre trabalho sexual e o amor gere tanta confusão e conflito. Mas quem disse que um exclui o outro? Veja entrevista com Sealing Cheng.
   
Brasil  
Publicada em: 02/10/2013

Proteção para além da perspectiva menorista


Em entrevista ao CLAM, Vanessa Leite fala sobre a pesquisa de mestrado que resultou no livro a ser lançado. De acordo com a autora, a sexualidade é um espaço limite dentro do campo da garantia de direitos de crianças e adolescentes. “Discursos fundamentados em bases morais dificultam a compreensão do exercício da sexualidade na sua dimensão prazerosa, na sua potencialidade”.
   
Brasil  
Publicada em: 02/10/2013

Sexualidade adolescente como direito?


A partir de discursos de representantes de Conselhos de Direitos da Criança e do Adolescente, Vanessa Leite levanta a questão: se crianças e adolescentes devem ser tratados como sujeitos de direitos e se o exercício da sexualidade vem se configurando como parte dos direitos humanos, a que sexualidade, afinal, tais sujeitos teriam direito? Obra será lançada em 3/10, às 18h30, no Museu da República.
   
Brasil  
Publicada em: 02/10/2013

Camp! Arte e política


Variações de tom e intensidade e uma particular sensibilidade são capazes de transformar o banal em produção artística e intervenção política. Canonizada por Susan Sontag, a estética camp explora o valor transgressor do exagero, do glamour e do melodrama, desafiando convenções de gênero. Exposição e ciclo de conferências na UERJ destacaram a conexão entre performance, estilo e política sexual.
   
Página 20 de 110
Navegação por TAGS

IMS/UERJ - R. São Francisco Xavier, 524, 6º Andar, BL. E - 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil