CLAM - Principal  
EM DESTAQUE | notícias CLAM
Brasil  
Publicada em: 27/08/2013

Todos conhecem a lei


Após sete anos de Lei Maria da Penha, apenas 2 % da população brasileira nunca ouviu falar dela. A proteção e punição contra a violência de gênero parecem ganhar cada vez mais legitimidade, de acordo com Jacira Melo, do Instituto Patrícia Galvão. Mas os desafios permanecem e exigem repostas mais integradas por parte dos níveis de poder.
   
Chile  
Publicada em: 27/08/2013

Direitos da Mulher Migrante


No Chile, onde as mulheres alcançam hoje 52% da população de imigrantes, a “feminização” do fenômeno traz desafios para a proteção dos direitos das trabalhadoras migrantes. Carolina Stefoni (foto) e outras especialistas advertem que a reforma legal em curso facilitaria o ingresso dessas mulheres no país, mas em qualidade de mão-de-obra, em vez de garantir-lhes direitos plenos. Texto em espanhol
   
América Latina  
Publicada em: 22/08/2013

Um marco para os direitos


Documento final da Conferência Regional de População e Desenvolvimento, realizada entre os dias 12 e 15 de agosto em Montevidéu, define o direito à orientação sexual e à identidade de gênero, faz referência ao princípio da laicidade para o exercício dos direitos humanos e insta os Estados a considerarem a necessidade de modificar suas leis restritivas sobre aborto.
   
América Latina  
Publicada em: 22/08/2013

Iniquidade e Cultura Política


As ferramentas jurídicas que atualmente promovem a paridade de gênero na política parecem ineficazes frente a discursos que as têm burlado sistematicamente. Pesquisadoras e ativistas advogam por uma mudança para além das leis, que incida de forma efetiva na cultura política de cada nação. (Texto em espanhol)
   
Argentina  
Publicada em: 22/08/2013

IX Conferência IASSCS


Encontro bianual da Associação Internacional para o Estudo de Sexualidade, Cultura e Sociedade (IASSCS) discutirá as articulações entre as economias do corpo e os direitos sexuais e reprodutivos. Como evento satélite, o CLAM promoverá rodada de diálogos sobre temas como aborto, prostituição, erotismo, ciência e homossexualidade.
   
Brasil  
Publicada em: 22/08/2013

Apoio à causa


O CLAM subscreve a nota de apoio às defensoras de direitos sexuais e reprodutivos que vêm sendo ameaçadas no Rio de Janeiro desde a realização da Marcha das Vadias, em julho. As ativistas estão sendo responsabilizadas por atos de terceiros – quebra de imagens de santas – durante evento da JMJ. Acreditamos que tal medida visa o cerceamento da liberdade de expressão das integrantes da Marcha.
   
Brasil  
Publicada em: 13/08/2013

Seminário Internacional “Culturas Psi – A circulação transnacional de saberes e práticas psi”


Confira nova programação e local do Seminário Internacional “Culturas Psi – A circulação transnacional de saberes e práticas psi” promoverá discussões sobre as articulações dos saberes psi com questões como sexualidade, religião , educação e loucura. Dias 12 e 13 de setembro.
   
Brasil  
Publicada em: 08/08/2013

Revista Sexualidade, Saúde e Sociedade


Esta nova edição de Sexualidade, Saúde e Sociedade marca o aprofundamento da proposta da Revista, sobretudo quanto ao seu caráter de espaço de confluência de discussões que, com diversas perspectivas disciplinares, exploram as dimensões culturais e políticas das sexualidades em diferentes países latino-americanos (nesse número 14, representados por Argentina, Brasil, Equador, México e Uruguai).
   
Pelo mundo  
Publicada em: 08/08/2013

Survey sobre ativismo sexual e internet


A internet é hoje em dia uma ferramenta indispensável para a militância feminista e LGBT? Quão hábeis são os ativistas pelos direitos sexuais para lidar com problemas legais e técnicos trazidos pelo uso da internet? Ativistas de todo o mundo abordaram essas e outras questões em uma pesquisa global sobre o trabalho pelos direitos sexuais e a internet.(Texto em espanhol)
   
Brasil  
Publicada em: 01/08/2013

O significado do silêncio


Em sua passagem pela JMJ, o papa Francisco não repetiu a velha retórica do Vaticano, preferindo calar-se sobre temas como aborto e casamento entre pessoas do mesmo sexo. Mas até que ponto as declarações do papa sobre alguns temas e o seu silêncio sobre outros representam realmente alterações significativas no rumo e na doutrina da Igreja Católica?
   
Página 22 de 110
Navegação por TAGS

IMS/UERJ - R. São Francisco Xavier, 524, 6º Andar, BL. E - 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil