CLAM - Principal  
EM DESTAQUE | notícias CLAM
Brasil  
Publicada em: 15/07/2013

ABIA: 2 vagas para Coordenação Política e Assessoria Técnica e Política


A Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS (ABIA) inicia processo seletivo para duas oportunidades profissionais: uma vaga para ocupar a Coordenação Política da instituição e a outra para a Assessoria Técnica e Política. Até 18 de agosto.
   
Brasil  
Publicada em: 12/07/2013

Seminário CIPD más allá de 2014 y la Dinámica Demográfica de América Latina y del Caribe


De 15 a 17 de julho, acontece o Seminário Internacional "CIPD más allá de 2014 y la Dinámica Demográfica de América Latina y del Caribe", para discutir a dinâmica demográfica na região. No IBGE, Av. República do Chile, 500, 2o. piso - Rio de Janeiro.
   
Brasil  
Publicada em: 10/07/2013

A alguns passos do retrocesso


Reportagem especial do jornal Diário de Pernambuco traça um panorama completo do chamado aborto legal no Brasil e explica o que pode mudar se o Estatuto do Nascituro for aprovado.
   
Brasil  
Publicada em: 03/07/2013

Fracasso no Brasil


Uma das reivindicações mais presentes nos protestos brasileiros nas últimas semanas foi a derrubada do projeto de “cura gay”, que deixou de ser pauta apenas do movimento LGBT para se transformar numa demanda nacional. Como resultado, projeto foi arquivado pela Câmara dos Deputados. “A esfera estatal não deve desfavorecer cidadãos, por uma motivação discriminatória”, avalia o juiz Roger Raupp.
   
Chile  
Publicada em: 03/07/2013

As marcas da violência


A violência sexual como forma de tortura foi una prática sistemática e generalizada do terrorismo de estado nas ditaduras do Cone Sul. Avançar no reconhecimento destes crimes cometidos contra mulheres devido a sua militância, vínculos pessoais e familiares segue sendo um desafio.(Texto em espanhol)
   
Colômbia  
Publicada em: 19/06/2013

As maiores vítimas


Na Colômbia, como em outros países da região, a exposição das pessoas trans a agressões e à impunidade destes crimes, em muitos casos perpetrados por agentes do estado, revelam não só uma brecha na igualdade jurídica das pessoas LGBT, mas também uma sutil reacomodação das violências frente os avanços normativos. (Texto em espanhol)
   
Brasil  
Publicada em: 19/06/2013

Abia repudia postura do Ministério da Saúde


A Associação Brasileira Interdisciplinar de Aids (Abia) enviou petição às ministras da Secretaria de Direitos Humanos e da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República solicitando que ambas se posicionem, a partir de suas pastas, e retomem a proposta de veiculação da campanha dirigida às prostitutas, recentemente vetada pelo Ministério da Saúde.
   
Brasil  
Publicada em: 19/06/2013

País sem creches


Segundo dados oficiais, apenas 23,5% das crianças com até 3 anos frequentam creches no Brasil. Uma realidade que contrasta com a ênfase do governo brasileiro em políticas e alianças eleitorais centradas na dimensão materno-infantil. Para pesquisadora Fúlvia Rosemberg, a carência de uma rede de creches espelha desigualdades de idade e de gênero.
   
Brasil  
Publicada em: 12/06/2013

Direitos humanos como princípio à prevenção em saúde


“Para populações mais vulneráveis, o primeiro passo é a afirmação da cidadania, afinal, séculos de tradição e práticas sexistas, machistas, homofóbicas e racistas produziram consequências indeléveis à autoestima e autoaceitação de LGBT, negros/as, pobres, mulheres e, particularmente, as prostitutas”, afirma em nota o Grupo de Trabalho em Gênero e Saúde da Abrasco.
   
Brasil  
Publicada em: 06/06/2013

Tempos de censura


Recuo do Ministério da Saúde brasileiro na campanha de prevenção destinada às prostitutas integra um conjunto de retrocessos no campo da saúde – como a suspensão de campanha de prevenção à Aids voltada a jovens gays, a questão do aborto e a internação compulsória de dependentes de drogas – resultantes do preocupante comprometimento do governo com a bancada evangélica.
   
Página 23 de 109
Navegação por TAGS

IMS/UERJ - R. São Francisco Xavier, 524, 6º Andar, BL. E - 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil