CLAM - Principal  
EM DESTAQUE | notícias CLAM
Brasil  
Publicada em: 21/03/2013

À espera dos direitos


Pesquisa da socióloga Rosa Oliveira (Pagu/Unicamp) traça um mapa da agenda dos direitos sexuais nos três Poderes brasileiros. A resposta do poder público tem crescido nos últimos anos, sendo, no entanto, caracterizada pela falta de uniformidade, em razão da articulação conflituosa entre as demandas dos movimentos sociais e a atuação crescente e institucional de setores religiosos.
   
América Latina  
Publicada em: 21/03/2013

Eleição estratégica


A escolha de Jorge Bergoglio como papa é estratégica para os interesses do Vaticano. Não é coincidência que os cardeais tenham escolhido um papa da América Latina, continente de maioria católica onde se tem avançado em relação aos direitos sexuais e reprodutivos, afirma a socióloga Maria José Rosado, diretora no Brasil da organização Católicas pelo Direito de Decidir.
   
América Latina  
Publicada em: 21/03/2013

Uma boa hora


O reconhecimento e as penalidades impostas à violência obstétrica na Argentina e na Venezuela sinalizam avanços do movimento pela humanização do parto na região. No entanto, Brasil e Chile ainda reportam altas taxas de intervenções médicas invasivas e injustificadas. Especialistas apontam a necessidade de mudanças culturais que restituam a agência das mulheres sobre seus corpos. em espanhol
   
América Latina  
Publicada em: 13/03/2013

A outra evangelização


O deslocamento da agenda conservadora de regulação da vida, da sexualidade e da família para a linguagem científica e dos direitos humanos revela novas articulações entre religião, ciência e política, elementos-chave para entender os alcances atuais do ativismo religioso em temas como o aborto e o reconhecimento da diversidade sexual. (Texto em espanhol)
   
Brasil  
Publicada em: 13/03/2013

Sexologia na América Latina em dossiê


O dossiê “Sexology in Latin America”, fruto da pesquisa “Sexualidade, ciência e profissão na América Latina”, coordenada pelo CLAM em parceria com o Inserm (Institut National de la Santé et de la Recherche Médicale - França), foi publicado no Internacional Journal of Sexual Health, importante publicação no campo da saúde sexual.
   
Brasil  
Publicada em: 12/03/2013

3ª Edição do Prêmio Neide Castanha


O Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes está com inscrições abertas até 5 de abril para a 3ª edição do Prêmio Neide Castanha de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.
   
Brasil  
Publicada em: 07/03/2013

Um direito ou um favor?


Grau de desconhecimento e a pouca informação que chega às pessoas a respeito do aborto legal no Brasil faz com que muitas mulheres busquem erroneamente autorização judicial para exercer o direito de interromper uma gravidez em casos previstos em lei, observa a advogada Beatriz Galli, do Ipas.
   
América Latina  
Publicada em: 06/03/2013

Sim, elas podem, porém…


Neste 8 de março, analisamos como se compõe a agenda de direitos nos governos de Cristina Fernádez, Dilma Rousseff e Michele Bachelet. As experiências argentina, brasileira e chilena mostram como o protagonismo das mulheres na política é muitas vezes ofuscado por pressões e concessões ao poder político tradicional e por um grave distanciamento da agenda dos direitos sexuais.
   
América Latina  
Publicada em: 28/02/2013

“Outras cartografias matrimoniais”


O dossiê do último número da revista Sociedade e cultura reúne 10 artigos, ensaios e relatos de pesquisas cujas/os autoras/es analisam implicações sociais, políticas e culturais dos debates públicos sobre matrimônio entre pessoas do mesmo sexo, bem como sobre as correlações entre conjugalidade, parentalidade, sexualidade e reprodução, para além dos limites da experiência heterossexual.
   
Por el mundo  
Publicada em: 27/02/2013

Direitos relativos, direitos absolutos


Sentença da Corte Interamericana de Direitos Humanos que condena a Costa Rica por proibir a fecundação in vitro traz novos elementos para discutir a descriminalização do aborto nas Américas. É a primeira vez que o Tribunal aborda a natureza política do embrião, afirmam especialistas. (Texto em espanhol)
   
Página 25 de 109
Navegação por TAGS

IMS/UERJ - R. São Francisco Xavier, 524, 6º Andar, BL. E - 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - Tel.: (21) 2568-0599