CLAM - Principal  
EM DESTAQUE | notícias CLAM
México  
Publicada em: 07/11/2012

Pesquisas disponíveis online


As pesquisas do CLAM no México já se encontram disponíveis para download. A Pesquisa realizada na Marcha do Orgulho LGBT e o Estado da Arte sobre Sexualidade, coeditados pelo CLAM e Letra S, destacam, respectivamente, as altas taxas de discriminação e agressões contra pessoas LGBT e a convergência entre a politização da sexualidade e sua consolidação como campo de estudos.(Texto em espanhol)
   
Brasil  
Publicada em: 25/10/2012

Nuances jurídicas


Anteprojeto de reforma do Código Penal brasileiro traz avanços e retrocessos para os direitos das mulheres, apontam feministas e operadores de direito. De um lado, o combate à violência de gênero é retomado por uma perspectiva de crime de menor potencial. Do outro, o aborto passa a ser permitido em mais casos. Para entidade, o texto do projeto precisa ser melhorado.
   
Uruguai  
Publicada em: 25/10/2012

Vanguarda latino-americana


No dia 17 de outubro, o Uruguai descriminalizou o aborto em todas as circunstâncias. No entanto, a lei aprovada foi objeto de críticas, ao estabelecer a necessidade de uma comissão de especialistas que tutela as mulheres que decidirem interromper a gravidez, em vez de reconhecer sua autonomía como sujeitos de direitos. Para os críticos, a lei não legaliza a práctica, apenas a despenaliza.
   
Pelo mundo  
Publicada em: 25/10/2012

Aplicativo para pesquisa em sexualidade


Leia resenha da pesquisadora Melissa Diltmore, publicada no portal GenderIT.org, sobre aplicativo para smartphones desenvolvido pelo Instituto Kinsey, através do qual as pessoas podem enviar informações sobre sua atividade sexual, assédios e outras formas de violação (inclusive de sexo não consentido). (Texto em inglês)
   
Brasil  
Publicada em: 25/10/2012

Aborto legal: perguntas e respostas


Publicação eletrônica esclarece dúvidas e conflitos éticos relativos ao aborto previsto em lei no Brasil, visando subsidiar o atendimento das equipes nos serviços de aborto legal. “Os profissionais que integram os serviços são corresponsáveis pela garantia deste direito à mulher”, aponta a socióloga Miryam Mastrella.
   
América Latina  
Publicada em: 17/10/2012

Mudanças superficiais


Com exceção da Argentina, que em maio promulgou a lei de identidade de gênero, os avanços na garantia de direitos das pessoas trans na América Latina continuam precários. As leis de registro civil e a patologização da transexualidade são os âmbitos mais refratários a mudanças. (Texto em espanhol)/i>
   
Argentina  
Publicada em: 10/10/2012

Por uma lei de trabalho sexual


No dia 04 de outubro, foi lançada em Córdoba, Argentina, a Rede pelo Reconhecimento do Trabalho Sexual, cujo objetivo principal é promover uma lei que reconheça o trabalho sexual autônomo no país e que garanta os direitos humanos e trabalhistas das pessoas que exercem esta atividade. (Texto em español)
   
Brasil  
Publicada em: 03/10/2012

Prostituição: dilemas morais e legais


No momento em que a reforma do Código Penal traz novas abordagens sobre a questão da prostituição, evento acadêmico discutiu os significados que a atividade adquire em meio a convenções morais, relações de gênero e classe e formas de controle legal, político e policial definidas pelo Estado.
   
América Latina  
Publicada em: 03/10/2012

A política da intimidade


A demissão da vice-ministra de juventude da Costa Rica, Karina Bolaños (foto), por causa da divulgação de um vídeo íntimo, suscitou uma forte polêmica. O caso põe em evidência as complexas relações que se tecem entre os âmbitos público e privado e o impacto diferenciado dos escândalos sexuais em homens e mulheres. (Texto em espanhol)
   
Brasil  
Publicada em: 28/09/2012

Prêmio Betinho – Atitude Cidadã 2012


O COEP (Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida) está promovendo o Prêmio Betinho - Atitude Cidadã 2012, para valorizar pessoas que atuam para melhorar as condições de vida de comunidades de baixa renda. Votação pela internet até 18 de novembro.
   
Página 28 de 109
Navegação por TAGS

IMS/UERJ - R. São Francisco Xavier, 524, 6º Andar, BL. E - 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil