CLAM - Principal  
EM DESTAQUE | notícias CLAM
Pelo mundo  
Publicada em: 28/11/2012

Dilemas na prevenção do HIV


Pesquisa feita em parceria pelo IMS e pelo INSERM (França) analisa a oficialização, pela OMS e pela Unaids, da circuncisão como método de prevenção à transmissão do HIV voltado especificamente para países africanos. Para o sociólogo Alain Giami, perspectiva sanitária pode ser um complicador diante de sistemas de saúde frágeis e de contextos culturais variados.
   
Pelo mundo  
Publicada em: 28/11/2012

A família, segundo Victor Hugo


“O que assistimos hoje não é uma revolução que conduziria ao desaparecimento da família, mas a uma evolução que, ao contrário, a pereniza: o desejo dos homossexuais de entrar na ordem procriativa, ou seja, na ordem familiar da qual haviam sido excluídos”. Intervenção de Elisabeth Roudinesco na Assembleia Nacional da França, a propósito do projeto de lei Casamento para todos, em debate no país.
   
Argentina  
Publicada em: 28/11/2012

Os atenuantes do abuso


Na Argentina, uma decisão judicial justificou um caso de abuso sexual de uma menina de 9 anos argumentando que o corpo desenvolvido provocou o desejo masculino. O que acontece quando o direito confunde abuso com desejo? A filósofa argentina Laura Contrera reflete sobre tal questão. (Texto em espanhol)
   
América Latina  
Publicada em: 21/11/2012

Defesa em risco


México e Colômbia encabeçam a lista de países onde defender os direitos das mulheres é uma atividade perigosa. Relatório da Women Human Rights Defenders International Coalition destaca a militarização, a globalização, a crise democrática e a heteronormatividade como fatores que exacerbam as violências de gênero.(Texto em espanhol)
   
Argentina  
Publicada em: 14/11/2012

A produção da sexualidade


A compilação lançada na Argentina analisa os efeitos do reconhecimento de direitos nas políticas e regulações sexuais no país. Leia o prólogo de Juan Marco Vaggione, para quem o livro marca um deslocamento da politização da sexualidade na direção de uma análise crítica de suas formas de produção e regulação. (Texto em espanhol)
   
Colômbia  
Publicada em: 07/11/2012

O Procurador e os direitos


Devido ao não comparecimento de representantes do Estado colombiano, foi cancelada a audiência na Comissão Interamericana de Direitos Humanos para examinar a situação de organizações defensoras dos direitos das mulheres e da população LGBT e o assédio que estes vêm sofrendo por parte do procurador geral da Nação, Alejandro Ordóñez Maldonado. (Texto em espanhol)
   
México  
Publicada em: 07/11/2012

Pesquisas disponíveis online


As pesquisas do CLAM no México já se encontram disponíveis para download. A Pesquisa realizada na Marcha do Orgulho LGBT e o Estado da Arte sobre Sexualidade, coeditados pelo CLAM e Letra S, destacam, respectivamente, as altas taxas de discriminação e agressões contra pessoas LGBT e a convergência entre a politização da sexualidade e sua consolidação como campo de estudos.(Texto em espanhol)
   
Brasil  
Publicada em: 25/10/2012

Nuances jurídicas


Anteprojeto de reforma do Código Penal brasileiro traz avanços e retrocessos para os direitos das mulheres, apontam feministas e operadores de direito. De um lado, o combate à violência de gênero é retomado por uma perspectiva de crime de menor potencial. Do outro, o aborto passa a ser permitido em mais casos. Para entidade, o texto do projeto precisa ser melhorado.
   
Uruguai  
Publicada em: 25/10/2012

Vanguarda latino-americana


No dia 17 de outubro, o Uruguai descriminalizou o aborto em todas as circunstâncias. No entanto, a lei aprovada foi objeto de críticas, ao estabelecer a necessidade de uma comissão de especialistas que tutela as mulheres que decidirem interromper a gravidez, em vez de reconhecer sua autonomía como sujeitos de direitos. Para os críticos, a lei não legaliza a práctica, apenas a despenaliza.
   
Pelo mundo  
Publicada em: 25/10/2012

Aplicativo para pesquisa em sexualidade


Leia resenha da pesquisadora Melissa Diltmore, publicada no portal GenderIT.org, sobre aplicativo para smartphones desenvolvido pelo Instituto Kinsey, através do qual as pessoas podem enviar informações sobre sua atividade sexual, assédios e outras formas de violação (inclusive de sexo não consentido). (Texto em inglês)
   
Página 28 de 110
Navegação por TAGS

IMS/UERJ - R. São Francisco Xavier, 524, 6º Andar, BL. E - 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil