CLAM - Principal  
EM DESTAQUE | notícias CLAM
América Latina  
Publicada em: 08/08/2012

O Estado e a política sexual


Os artigos desta edição de Sexualidade, Saúde e Sociedade refletem sobre aspectos da política sexual contemporânea na América Latina. Os textos abordam as vicissitudes de projetos políticos estatais que, a partir da linguagem dos direitos humanos, buscam proteger sujeitos e a própria sexualidade (e o prazer sexual), concebida como dimensão da experiência humana a ser reconhecida.
   
Brasil  
Publicada em: 01/08/2012

O perfil da homofobia


Governo brasileiro mapeia, pela primeira vez, dados sobre violência homofóbica, expondo a extensão e as características do problema. Enraizado em diversas instituições, o fenômeno espelha um país cuja masculinidade é traço constituinte de sua sociedade.
   
Colômbia  
Publicada em: 01/08/2012

Criminalizar a discriminação?


Na Colômbia, críticos da lei antidiscriminação afirmam que a penalização de atos discriminatórios não resolve o problema de fundo e que limita outros direitos fundamentais, como a liberdade de expressão. Argumentos similares têm sido defendidos no Brasil, onde se discute criminalizar a homofobia. (Texto em espanhol)
   
Colômbia  
Publicada em: 18/07/2012

MULHERES E VIOLÊNCIA SOCIOPOLÍTICA


Na Colômbia, a violência contra as mulheres no âmbito do conflito armado alcança proporções dramáticas. O último relatório do Comitê Mulher e Conflito Armado sinaliza a violência sexual, o deslocamento forçado e o feminicídio como as modalidades mais graves no país.(Texto em espanhol)
   
Brasil  
Publicada em: 18/07/2012

União civil não basta


Em evento no Rio de Janeiro que debateu a promoção do casamento civil igualitário no Brasil, Eugenio Raúl Zaffaroni, ministro da Suprema Corte da Argentina, ressaltou que a legalização do chamado “casamento gay” tem um efeito pedagógico, ao demonstrar que os diferentes têm as mesmas prerrogativas.
   
Brasil  
Publicada em: 11/07/2012

A encruzilhada dos direitos sexuais


De projetos da bancada religiosa no Congresso ao recuo e silêncio do Executivo, a cidadania da população LGBT parece mais uma demanda da sociedade civil e de órgãos internacionais do que uma preocupação institucional do poder público.
   
América Latina  
Publicada em: 11/07/2012

MULHERES, POPULAÇÃO E DESENVOLVIMENTO


A reunião do Comitê de População e Desenvolvimento da CEPAL, realizada nos dias 4 e 5 de julho em Quito (Equador), demandou que os Estados membros garantam os direitos sexuais e reprodutivos, o acesso à educação em sexualidade, o combate ao HIV/Aids e a prevenção do aborto inseguro. (Texto em espanhol)
   
Brasil  
Publicada em: 05/07/2012

A verdade sobre o aborto


Edição temática da revista Ciência e Saúde Coletiva, da Abrasco, evidencia o aborto como um dos principais problemas de saúde pública do Brasil, país onde uma em cada cinco mulheres de até 40 anos já fez ao menos um aborto, após decisão compartilhada com os parceiros ou com a família.
   
Pelo mundo  
Publicada em: 05/07/2012

A Educação frente à homofobia


"O bullying homofóbico compromete o direito à educação e à segurança nas escolas. É de responsabilidade do setor da Educação dar uma resposta efetiva a este problema", declara a Unesco em sua mais recente publicação sobre o tema, que oferece um guia para o desenvolvimento de políticas e intervenções a esse respeito. (Texto em espanhol)
   
Brasil  
Publicada em: 05/07/2012

À espera da medicação


Falha na distribuição de medicamentos antirretrovirais em hospitais públicos do Rio de Janeiro coloca em xeque imagem do Brasil como modelo internacional no tratamento do HIV e vulnerabiliza o direito do acesso à saúde e a vida de pessoas que fazem uso dessas medicações.
   
Página 30 de 109
Navegação por TAGS

IMS/UERJ - R. São Francisco Xavier, 524, 6º Andar, BL. E - 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - Tel.: (21) 2568-0599