CLAM - Principal  
EM DESTAQUE | notícias CLAM
Brasil  
Publicada em: 27/06/2012

Cursos em destaque na Rio+20


Os cursos a distância Gênero e Diversidade na Escola (GDE) e Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça (GPP-GeR), ambos desenvolvidos pelo CLAM em parceria com o governo federal, foram destacados como exemplos de boas práticas no site da Rio+20.
   
Brasil  
Publicada em: 20/06/2012

A Rio+20 e os direitos das mulheres


Na Rio+20, enquanto mulheres vão às ruas pedir por justiça social e ambiental, texto final retira menção aos direitos reprodutivos sob forte pressão do Vaticano e de Estados conservadores – apoiados pelo G77. Para o movimento de mulheres, a redação representa um grave retrocesso.
   
México  
Publicada em: 20/06/2012

Sexualidade e discriminação no México


No dia 25 de junho, foram lançados os livros Encuesta de la Marcha del Orgullo y la Diversidad Sexual de la Ciudad de México e La formación de un campo de estudios: Estado del Arte sobre Sexualidad en México, 1996-2008, fruto do trabalho conjunto do CLAM, a organização Letra S e a UNAM. (Texto em espanhol)
   
 
Publicada em: 06/06/2012

O sim à identidade de gênero


A Argentina se tornou uma referência mundial em termos de direitos sexuais ao aprovar por maioria a lei de identidade de gênero, que permite a mudança de nome, foto e sexo no documento para adequá-lo ao gênero auto-atribuído e obriga o sistema de saúde a custear os tratamentos de modificações corporais das pessoas trans. (Texto em espanhol)
   
América Latina  
Publicada em: 23/05/2012

Tradição intelectual


Na América Latina existe um modo particular de pensar o vínculo entre sexualidade, direitos e política a partir de categorias e visões de mundo próprias, avalia Mario Pecheny, coordenador de uma pesquisa sobre a tradição intelectual latino-americana, que inclui um conjunto de entrevistas com mais de 40 pesquisadores e ativistas da região sobre suas trajetórias na academia e nos movimentos sociais.
   
Argentina  
Publicada em: 23/05/2012

Política, Sexualidades e Direitos


Está disponível para download o livro com os resultados da pesquisa sobre discriminação, violência e práticas políticas e cidadãs dos participantes da Marcha do Orgullo LGBT de Córdoba, Argentina, realizada em 2010 sob a coordenação de Tomás Iosa, Hugo H. Rabbia e Juan Marco Vaggione. (Texto em espanhol)
   
Brasil  
Publicada em: 23/05/2012

Para além da guerra dos sexos


"Existe um grande número de vulnerabilidades sociais para os homens (negros, gays, jovens, pobres, pouco escolarizados), mas certamente o tratamento dessas questões não será desta forma". Marcos Nascimento, referindo-se aos argumentos de autores que defendem que o movimento feminista teria estimulado privilégios às mulheres e, com isso, criado um segundo sexismo.
   
 
Publicada em: 16/05/2012

Pesquisa em sexualidade na Colômbia


Foi lançado em Bogotá o livro La investigación sobre sexualidad en Colombia (1990-2004): Balance bibliográfico, de Mauro Brigeiro et al, que oferece um balanço do conhecimento acumulado sobre sexualidade no contexto colombiano. Leia o texto de apresentação de Carmen Millán, pesquisadora do Instituto PENSAR, e baixe o documento. (Texto em espanhol)
   
 
Publicada em: 16/05/2012

Homofobia de Estado em ascensão


A sexta edição do relatório da ILGA sobre homofobia de Estado mostra aumento no número total de países no mundo que detêm legislações que criminalizam pessoas por sua orientação sexual – atualmente, são 78, contra 76 do ano passado. Veja também mapa mundial da situação dos direitos da população LGBT.
   
 
Publicada em: 09/05/2012

Livro do CLAM e da EdUERJ integra acervo da Justiça do Rio de Janeiro


O site do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro incluiu o livro A Transexualidade no Tribunal: Saúde e Cidadania, da advogada Miriam Ventura, em seu acervo. A obra foi lançada pela EdUERJ e pelo CLAM em 2010.
   
Página 33 de 110
Navegação por TAGS

IMS/UERJ - R. São Francisco Xavier, 524, 6º Andar, BL. E - 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil