CLAM - Principal  
EM DESTAQUE | notícias CLAM
Brasil  
Publicada em: 10/04/2012

À luz da razão


Supremo Tribunal Federal brasileiro autoriza a interrupção da gravidez em casos de anencefalia, assegurando às mulheres um direito que até então dependia da Justiça. Apesar da pressão contrária de setores religiosos, prevaleceu a tese da dignidade e liberdade de escolha feminina e da garantia da laicidade do Estado.
   
Brasil  
Publicada em: 03/04/2012

Aborto na perspectiva política


O número 7 da Revista Brasileira de Ciência Política traz o dossiê “Aborto”, onde busca contribuir para ressituar a temática na reflexão da ciência política, e não apenas na ótica de uma disputa moral, de um problema de saúde pública ou de uma controvérsia biológica e filosófica sobre o início da vida após a concepção.
   
América Latina  
Publicada em: 03/04/2012

Sexualidade, Saúde e Sociedade


Os artigos deste número da revista Sexualidade, Saúde e Sociedade trazem contribuições significativas para a reflexão sobre as tensões presentes no campo da sexualidade, configurando novas moralidades, sensibilidades e experiências, além de novos critérios de avaliação sobre o que deve ser considerado normal e saudável.
   
Argentina  
Publicada em: 28/03/2012

A arte do inapropriado


Em Córdoba (Argentina), censura à mostra artística realizada para comemorar o 8 de março suscita debate sobre os regimes de representação do feminino na relação com a política e as tensões derivadas do cruzamento entre religião e diversidade sexual. (Texto em espanhol)
   
Brasil  
Publicada em: 21/03/2012

A ideia é reformular posições


Juliana Belloque, defensora pública do estado de São Paulo e membro da Comissão de juristas encarregada pelo Senado de elaborar o anteprojeto de reforma do Código Penal brasileiro, explica as reformulações propostas pelo grupo em relação a temas como aborto, estupro, eutanásia e violência por orientação sexual e identidade de gênero.
   
América Latina  
Publicada em: 21/03/2012

Uso da contracepção de emergência pode virar crime


Dentro de poucos dias, o Congresso de Honduras poderá aprovar uma lei que criminaliza o uso e a venda da pílula do dia seguinte, até mesmo às vítimas de violência sexual. Organizações sociais lançam campanha contra a medida a ser votada. Assine a petição. (Texto em espanhol)
   
América Latina  
Publicada em: 21/03/2012

“QUANDO A VÍTIMA É MULHER”


O Relatório sobre a Carga Global da Violência Armada 2011 coloca El Salvador como o país com a taxa de feminicídios mais alta do mundo. Dos 25 países que se situam acima da média mundial, 14 são das Américas. (Texto em espanhol)
   
Brasil  
Publicada em: 21/03/2012

Ainda desigual


Pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra como o mercado de trabalho brasileiro permanece desigual para mulheres e homens em matéria de rendimento, apesar de elas serem maioria da População Economicamente Ativa e possuírem nível de escolaridade maior.
   
Brasil  
Publicada em: 14/03/2012

Sexologia argentina é tema de palestra


Na sexta-feira (16/03), o CLAM recebe o cientista social Daniel Jones, professor da Universidade de Buenos Aires, para a palestra “Sexualidade, Ciência e Profissão na Argentina", na qual abordará como se configura atualmente o campo da sexologia naquele país.
   
Argentina  
Publicada em: 14/03/2012

Argentina amplia permissivos do aborto legal


A Corte Suprema de Justiça da Argentina decidiu por unanimidade ampliar os permissivos legais do aborto. Agora, qualquer mulher pode interromper uma gravidez resultante de estupro sem precisar de autorização judicial e sem temer uma sanção penal. (Texto em espanhol)
   
Página 34 de 109
Navegação por TAGS

IMS/UERJ - R. São Francisco Xavier, 524, 6º Andar, BL. E - 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - Tel.: (21) 2568-0599