CLAM - Principal  
EM DESTAQUE | notícias CLAM
Brasil  
Publicada em: 18/04/2012

O legado de Gilberto Velho


“Não é que eu queira negar a importância das forças sociais abrangentes, a pressão social ou a cultura, mas eu valorizo uma noção de liberdade, a questão das trajetórias individuais, das opções e escolhas, e de que existe algo singular no meio das determinações, das pressões e das grandes categorias”. Gilberto Velho. Ilustração de Maria Luiza Heilborn, amiga e ex-orientanda.
   
América Latina  
Publicada em: 10/04/2012

Entre o Vaticano e a Santa Sé


A viagem de Joseph Ratzinger pela América Latina suscitou intensos debates e protestos. Sua atuação oficial como chefe de Estado e não como líder religioso desperta dúvidas se as visitas são de caráter pastoral ou político, inclusive dentro de setores católicos. (texto em espanhol)
   
México  
Publicada em: 10/04/2012

Ódios por preconceito


O assassinato de Daniel Zamudio, no Chile, e de Agnes Torres, no México, reavivam a discussão pública sobre os crimes de ódio, conceito que a jurisprudência latino-americana ainda não incorporou. (Texto em espanhol)
   
Brasil  
Publicada em: 10/04/2012

À luz da razão


Supremo Tribunal Federal brasileiro autoriza a interrupção da gravidez em casos de anencefalia, assegurando às mulheres um direito que até então dependia da Justiça. Apesar da pressão contrária de setores religiosos, prevaleceu a tese da dignidade e liberdade de escolha feminina e da garantia da laicidade do Estado.
   
Brasil  
Publicada em: 03/04/2012

Aborto na perspectiva política


O número 7 da Revista Brasileira de Ciência Política traz o dossiê “Aborto”, onde busca contribuir para ressituar a temática na reflexão da ciência política, e não apenas na ótica de uma disputa moral, de um problema de saúde pública ou de uma controvérsia biológica e filosófica sobre o início da vida após a concepção.
   
América Latina  
Publicada em: 03/04/2012

Sexualidade, Saúde e Sociedade


Os artigos deste número da revista Sexualidade, Saúde e Sociedade trazem contribuições significativas para a reflexão sobre as tensões presentes no campo da sexualidade, configurando novas moralidades, sensibilidades e experiências, além de novos critérios de avaliação sobre o que deve ser considerado normal e saudável.
   
Argentina  
Publicada em: 28/03/2012

A arte do inapropriado


Em Córdoba (Argentina), censura à mostra artística realizada para comemorar o 8 de março suscita debate sobre os regimes de representação do feminino na relação com a política e as tensões derivadas do cruzamento entre religião e diversidade sexual. (Texto em espanhol)
   
Brasil  
Publicada em: 21/03/2012

A ideia é reformular posições


Juliana Belloque, defensora pública do estado de São Paulo e membro da Comissão de juristas encarregada pelo Senado de elaborar o anteprojeto de reforma do Código Penal brasileiro, explica as reformulações propostas pelo grupo em relação a temas como aborto, estupro, eutanásia e violência por orientação sexual e identidade de gênero.
   
América Latina  
Publicada em: 21/03/2012

Uso da contracepção de emergência pode virar crime


Dentro de poucos dias, o Congresso de Honduras poderá aprovar uma lei que criminaliza o uso e a venda da pílula do dia seguinte, até mesmo às vítimas de violência sexual. Organizações sociais lançam campanha contra a medida a ser votada. Assine a petição. (Texto em espanhol)
   
América Latina  
Publicada em: 21/03/2012

“QUANDO A VÍTIMA É MULHER”


O Relatório sobre a Carga Global da Violência Armada 2011 coloca El Salvador como o país com a taxa de feminicídios mais alta do mundo. Dos 25 países que se situam acima da média mundial, 14 são das Américas. (Texto em espanhol)
   
Página 35 de 110
Navegação por TAGS

IMS/UERJ - R. São Francisco Xavier, 524, 6º Andar, BL. E - 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil