CLAM - Principal  
EM DESTAQUE | notícias CLAM
Brasil  
Publicada em: 21/03/2012

Ainda desigual


Pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra como o mercado de trabalho brasileiro permanece desigual para mulheres e homens em matéria de rendimento, apesar de elas serem maioria da População Economicamente Ativa e possuírem nível de escolaridade maior.
   
Brasil  
Publicada em: 14/03/2012

Sexologia argentina é tema de palestra


Na sexta-feira (16/03), o CLAM recebe o cientista social Daniel Jones, professor da Universidade de Buenos Aires, para a palestra “Sexualidade, Ciência e Profissão na Argentina", na qual abordará como se configura atualmente o campo da sexologia naquele país.
   
Argentina  
Publicada em: 14/03/2012

Argentina amplia permissivos do aborto legal


A Corte Suprema de Justiça da Argentina decidiu por unanimidade ampliar os permissivos legais do aborto. Agora, qualquer mulher pode interromper uma gravidez resultante de estupro sem precisar de autorização judicial e sem temer uma sanção penal. (Texto em espanhol)
   
Brasil  
Publicada em: 14/03/2012

Em nome de um Estado secular


Palestra sobre religião e secularismo na UERJ discutiu a crescente atuação política e partidária de movimentos religiosos e evangélicos no Brasil, especialmente em relação às demandas feministas e do movimento LGBT.
   
Brasil  
Publicada em: 07/03/2012

80 anos de voto feminino no Brasil


As mulheres brasileiras conquistaram o direito de voto em 1932, mas ainda não conseguiram ser representadas adequadamente no Poder Legislativo, apesar de possuírem nível de escolaridade maior do que o dos homens e de serem maioria da População Economicamente Ativa. Leia artigo de José Eustáquio Diniz (ENCE/IBGE).
   
Chile  
Publicada em: 07/03/2012

LEGISLAR PELA IGUALDADE


No Chile, a descriminalização do aborto e a formulação de um marco de divulgação e acesso aos direitos sexuais e reprodutivos deverão enfrentar a falta de vontade política do parlamento em modificar a legislação herdada da ditadura e a ameaça de veto do presidente Sebastián Piñera. (Texto em espanhol)
   
Brasil  
Publicada em: 07/03/2012

Respostas da Saúde à violência doméstica


Para responder ao problema da violência doméstica no Brasil, políticas da área da Saúde se juntam a marcos políticos como a Leia Maria da Penha, e a ações de organizações do movimento feminista, como as Campanhas “Ponto Final” e “Quem Ama Abraça”, homenageadas pelo Ministério da Saúde neste 8 de março.
   
Equador  
Publicada em: 29/02/2012

Direitos amparados?


Há alguns anos, no Equador, funcionam clínicas que prometem curar a homossexualidade. Embora a legislação daquele país proteja a livre orientação sexual e a identidade de gênero, organizações LGBT questionam a garantia efetiva de seus direitos.(Texto em espanhol)
   
Brasil  
Publicada em: 15/02/2012

Uma feminista no Planalto


No Brasil, indicação da socióloga Eleonora Menicucci para a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) sinaliza um compromisso da presidente Dilma Rousseff com importantes pautas da agenda feminista, como a questão da morte materna, que o governo tem tentado enfrentar através de medidas equivocadas, segundo o movimento de mulheres.
   
Argentina  
Publicada em: 08/02/2012

O desafio de ser sujeito


Este ano serão discutidos na Argentina dois projetos legislativos relacionados aos direitos sexuais e reprodutivos: a lei de identidade de gênero e a descriminalização do aborto. As mudanças operadas no mapa político nas eleições passadas impõem novos desafios àqueles que lutam pelos direitos das mulheres e das pessoas LGBT. (Texto em espanhol)
   
Página 36 de 110
Navegação por TAGS

IMS/UERJ - R. São Francisco Xavier, 524, 6º Andar, BL. E - 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil