CLAM - Principal  
EM DESTAQUE | notícias CLAM
Chile  
Publicada em: 26/10/2011

PELA PARIDADE DE GÊNERO NA POLÍTICA


Mesmo após o governo Bachelet, o Chile continua apresentando baixos níveis de participação política de mulheres, diferentemente da Argentina, onde a reeleição de Cristina Kirchner evidenciou ainda mais a presença feminina na política daquele país. O contexto chileno, por sua vez, ainda demanda normas que garantam a paridade entre homens e mulheres em cargos executivos. (Texto em espanhol)
   
Brasil  
Publicada em: 18/10/2011

Desafio político e intelectual


O CLAM acaba de lançar a coleção de livros do curso de Especialização em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça – GPP-GeR, apresentado aqui por Maria Luiza Heilborn (CLAM/IMS/UERJ). O projeto reforça a responsabilidade da universidade pública com o desenvolvimento de políticas inclusivas para populações desfavorecidas.
   
Brasil  
Publicada em: 18/10/2011

Formação para transformar


O antropólogo Sergio Carrara (CLAM/IMS/UERJ) faz um balanço do curso de Especialização em Gênero e Sexualidade (EGeS), ofertado pelo CLAM entre setembro de 2010 e outubro de 2011. Segundo ele, o maior efeito do curso foi conduzir os alunos/as a um espaço em que as estruturas de poder que transformam diferenças em desigualdades puderam tornar-se conhecidas e analisadas criticamente.
   
Peru  
Publicada em: 18/10/2011

Aborto: informação segura


“Não existe um perfil da mulher que aborta”, afirma o primeiro relatório político depois de um ano de funcionamento da Linha Aborto: Informação Segura, apresentado em 11 de outubro, no Peru. (Texto em espanhol)
   
Brasil  
Publicada em: 18/10/2011

O marketing da mulher


No Brasil, uso estereotipado do corpo da mulher em comercial de lingerie gera polêmica nacional. Embora vista por muitos como exagerada, a controvérsia causada aponta que já é hora de o país discutir a forma como a mulher é representada na mídia.
   
Argentina  
Publicada em: 10/10/2011

"Não fomos consultadas"


Na Argentina, o decreto presidencial que proibiu a oferta de serviços sexuais em jornais provocou respostas daqueles que buscam abolir a prostituição como forma de exploração e dos que demandam seu reconhecimento como trabalho. As líderes de ambas as vertentes concordam que a decisão não levou em conta suas demandas. (Texto em espanhol)
   
Chile  
Publicada em: 10/10/2011

A violenta intimidade da discriminação


A sentença que tirou de Karen Atala a guarda de suas filhas e o assassinato de Natalia Gaitán colocam em evidência a conjunção de sexismo e homofobia que cotidianamente mina a vida das mulheres que amam mulheres e as submete a violências crueis. A justiça se revela cega a essa forma de discriminação. (Texto em espanhol)
   
Brasil  
Publicada em: 10/10/2011

CLAM encerra EGeS e lança coleção GPP-GeR


O CLAM promove cerimônia de encerramento do curso de Especialização em Gênero e Sexualidade (EGeS). Na ocasião, será lançada a coleção de livros do Curso de Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça (GPP-GeR). A solicitação do material deve ser feita pela internet até a quinta-feira (13/10).
   
Brasil  
Publicada em: 29/09/2011

Mídia e estereótipos de gênero


Manifesto de entidades e movimentos sociais portugueses critica a maneira estereotipada por meio da qual a mídia lusitana representa a mulher brasileira, reproduzindo o estigma de sua hiper-sexualidade. O texto cita a CEDAW/ONU - Convenção para Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Contra as Mulheres.
   
Brasil  
Publicada em: 29/09/2011

Um imperativo moral e bioético


Em nota, a Sociedade de Bioética do Estado do Rio de Janeiro (SBRio) apoia a campanha do dia 28 de setembro e afirma que leis criminais restritivas à autonomia reprodutiva feminina constituem uma fonte de conflito moral, que prejudica a saúde das mulheres.
   
Página 38 de 109
Navegação por TAGS

IMS/UERJ - R. São Francisco Xavier, 524, 6º Andar, BL. E - 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - Tel.: (21) 2568-0599