CLAM - Principal  
EM DESTAQUE | notícias CLAM
México  
Publicada em: 08/11/2011

Direitos sobre a vida


No México, a Suprema Corte de Justiça da Nação debate a legalidade de reformas constitucionais que, em vários estados, protegem a vida desde a concepção. As reformas têm legitimado campanhas de hostilidade contra quem se submete a um aborto. (Texto em espanhol)
   
Brasil  
Publicada em: 01/11/2011

Masculinidades no contexto de globalização


Este é o título da palestra que a pesquisadora Raewyn Connell (University of Sydney, Australia) fará no auditório do Instituto de Medicina Social da UERJ, na quinta-feira (3/11). Na palestra, promovida pelo CLAM, a pesquisadora discutirá como pensar as masculinidades em um contexto global de relações sociais e econômicas.
   
Brasil  
Publicada em: 01/11/2011

Representações e identidades lésbicas


Lançado recentemente pelo CLAM e pela EdUERJ, o livro “Entre Mulheres”, da antropóloga Nádia Meinerz, analisa como mulheres lésbicas de Porto Alegre se relacionam entre si e constroem suas identidades sociais e sexuais. Leia texto do coordenador da ABIA, Veriano Terto, sobre a obra.
   
Brasil  
Publicada em: 01/11/2011

Orientação sexual e migrações


O CLAM recebe o pesquisador Paulo Jorge Vieira, do Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa, para a palestra “Orientação Sexual, Mobilidade e Exclusão/Inclusão: Notas sobre imigrantes gays em Lisboa”, que será realizada no dia 7 de novembro, às 14h.
   
Argentina  
Publicada em: 01/11/2011

Alianças possíveis


Na Argentina, o debate em torno do matrimônio igualitário visibilizou posturas religiosas favoráveis aos direitos sexuais e reprodutivos. Seminário organizado pelo Grupo de Estudos sobre Sexualidades (Instituto Gino Germani) e pela organização Católicas pelo Direito de Decidir explora possíveis alianças para a descriminalização do aborto no país. (Texto em espanhol)
   
Chile  
Publicada em: 26/10/2011

PELA PARIDADE DE GÊNERO NA POLÍTICA


Mesmo após o governo Bachelet, o Chile continua apresentando baixos níveis de participação política de mulheres, diferentemente da Argentina, onde a reeleição de Cristina Kirchner evidenciou ainda mais a presença feminina na política daquele país. O contexto chileno, por sua vez, ainda demanda normas que garantam a paridade entre homens e mulheres em cargos executivos. (Texto em espanhol)
   
Brasil  
Publicada em: 18/10/2011

Desafio político e intelectual


O CLAM acaba de lançar a coleção de livros do curso de Especialização em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça – GPP-GeR, apresentado aqui por Maria Luiza Heilborn (CLAM/IMS/UERJ). O projeto reforça a responsabilidade da universidade pública com o desenvolvimento de políticas inclusivas para populações desfavorecidas.
   
Brasil  
Publicada em: 18/10/2011

Formação para transformar


O antropólogo Sergio Carrara (CLAM/IMS/UERJ) faz um balanço do curso de Especialização em Gênero e Sexualidade (EGeS), ofertado pelo CLAM entre setembro de 2010 e outubro de 2011. Segundo ele, o maior efeito do curso foi conduzir os alunos/as a um espaço em que as estruturas de poder que transformam diferenças em desigualdades puderam tornar-se conhecidas e analisadas criticamente.
   
Peru  
Publicada em: 18/10/2011

Aborto: informação segura


“Não existe um perfil da mulher que aborta”, afirma o primeiro relatório político depois de um ano de funcionamento da Linha Aborto: Informação Segura, apresentado em 11 de outubro, no Peru. (Texto em espanhol)
   
Brasil  
Publicada em: 18/10/2011

O marketing da mulher


No Brasil, uso estereotipado do corpo da mulher em comercial de lingerie gera polêmica nacional. Embora vista por muitos como exagerada, a controvérsia causada aponta que já é hora de o país discutir a forma como a mulher é representada na mídia.
   
Página 38 de 109
Navegação por TAGS

IMS/UERJ - R. São Francisco Xavier, 524, 6º Andar, BL. E - 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil