CLAM - Principal  
EM DESTAQUE | notícias CLAM
Pelo mundo  
Publicada em: 30/11/2011

Transições de gênero na França


O pesquisador francês Alain Giami (Inserm/França) apresentou, em palestra no CLAM, resultados de estudo encomendado pelo Ministério da Saúde francês que investiga a articulação entre transexualidade e AIDS e os tipos de percursos médicos e psicológicos associados às identidades trans naquele país.
   
Brasil  
Publicada em: 23/11/2011

Menos filhos, maior empoderamento


Os números do Censo 2010 apontam uma tendência de diminuição da taxa de fecundidade e da gravidez na adolescência e revelam um Brasil onde as mulheres têm optado cada vez mais por ter filhos após os 30 anos, seguindo um padrão de países desenvolvidos.
   
México  
Publicada em: 23/11/2011

Contra a patologização


No México, a Frente Trans aderiu à campanha internacional Alto a la Patologización 2012. A ativista trans Angie Rueda e especialistas do país opinam sobre o marco científico e jurídico que regula a identidade civil e o cuidado da saúde das pessoas trans. (Texto em espanhol)
   
Pelo mundo  
Publicada em: 16/11/2011

Mulheres com voz própria


A Red Nosotras en el Mundo busca dar protagonismo às vozes de mulheres através da produção de áudios feministas disponíveis online, para fomentar a autonomia, livre expressão, diálogo e intercâmbio de experiências. (Texto em espanhol)
   
Brasil  
Publicada em: 10/11/2011

Seminário Medicalização da sexualidade, sujeitos e agenciamentos


O Núcleo de Estudos de Gênero (Pagu/Unicamp), o Departamento de Política Científica e Tecnológica (Instituto de Geociências/Unicamp) e o Programa de Doutorado em Ciências Sociais (Instituto de Filosofia e Ciências Humanas/Unicamp) promovem o Seminário “Medicalização da sexualidade, sujeitos e agenciamentos”, no dia 30/11/2011, no auditório do Instituto de Geociências da Unicamp, das 10h às 18h.
   
Brasil  
Publicada em: 08/11/2011

O gênero globalizado


”A globalização não é um conceito usado de forma adequada, ao sugerir que o mundo esteja tendendo a um único padrão. Existem estruturas de desigualdades e de exploração, além de diferentes relações de gênero e distintas práticas de masculinidade”, avaliou a socióloga australiana Raewyn Connell na palestra “Masculinidades no contexto de globalização”.
   
México  
Publicada em: 08/11/2011

Direitos sobre a vida


No México, a Suprema Corte de Justiça da Nação debate a legalidade de reformas constitucionais que, em vários estados, protegem a vida desde a concepção. As reformas têm legitimado campanhas de hostilidade contra quem se submete a um aborto. (Texto em espanhol)
   
Brasil  
Publicada em: 01/11/2011

Masculinidades no contexto de globalização


Este é o título da palestra que a pesquisadora Raewyn Connell (University of Sydney, Australia) fará no auditório do Instituto de Medicina Social da UERJ, na quinta-feira (3/11). Na palestra, promovida pelo CLAM, a pesquisadora discutirá como pensar as masculinidades em um contexto global de relações sociais e econômicas.
   
Brasil  
Publicada em: 01/11/2011

Representações e identidades lésbicas


Lançado recentemente pelo CLAM e pela EdUERJ, o livro “Entre Mulheres”, da antropóloga Nádia Meinerz, analisa como mulheres lésbicas de Porto Alegre se relacionam entre si e constroem suas identidades sociais e sexuais. Leia texto do coordenador da ABIA, Veriano Terto, sobre a obra.
   
Brasil  
Publicada em: 01/11/2011

Orientação sexual e migrações


O CLAM recebe o pesquisador Paulo Jorge Vieira, do Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa, para a palestra “Orientação Sexual, Mobilidade e Exclusão/Inclusão: Notas sobre imigrantes gays em Lisboa”, que será realizada no dia 7 de novembro, às 14h.
   
Página 38 de 110
Navegação por TAGS

IMS/UERJ - R. São Francisco Xavier, 524, 6º Andar, BL. E - 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil