CLAM - Principal  
EM DESTAQUE | notícias CLAM
Argentina  
Publicada em: 19/12/2011

O campo da Sexologia na Argentina


Disponibilizamos para download os resultados de "Sexualidade, Ciência e Profissão na América Latina. O campo da sexologia na Argentina". O estudo analisa a constituição desta especialidade naquele país e o contexto sociopolítico que a marcou. (Texto em espanhol)
   
 
Publicada em: 15/12/2011

Lidis ganha prêmio de direitos humanos


O Laboratório Integrado em Diversidade Sexual, Políticas e Direitos (Lidis) da UERJ foi contemplado, na categoria “Estudos Acadêmicos”, com o prêmio Arco-Íris de Direitos Humanos. Premiação homenageia indivíduos e iniciativas de promoção e defesa da cidadania LGBT.
   
Argentina  
Publicada em: 15/12/2011

MARCO LEGAL DE VANGUARDA


Na Argentina, a Câmara de Deputados aprovou parcialmente projeto de lei que reconhece as identidades de gênero auto-atribuídas. Caso seja aprovado no Senado, o país contará com o marco legislativo mais avançado do mundo nesta matéria. (Texto em espanhol)
   
América Latina  
Publicada em: 07/12/2011

Sexualidade, Saúde e Sociedade


O último número da revista (nº 9) deste ano traz um conjunto de artigos e resenhas que exploram diferentes dimensões da sexualidade em contextos sociais marcadamente diversos. Há contribuições importantes para a reflexão no plano das políticas públicas de saúde, das teorias médicas e no universo da mídia.
   
Brasil  
Publicada em: 07/12/2011

Desvio de rota


Reconhecido pela defesa dos direitos humanos em fóruns internacionais, governo brasileiro ignora relatório apresentado por Anand Grover (foto), relator especial da ONU, que defende a eliminação de leis criminais prejudiciais à saúde sexual e reprodutiva. Recorrentes recuos por parte do Brasil em relação a tais temas são preocupantes.
   
América Latina  
Publicada em: 30/11/2011

OS NÚMEROS DO FEMINICÍDIO


Criado para dar visibilidade à violência contra as mulheres na América Latina e Espanha, o portal Feminicidio.net aporta documentos, notícias e uma base de dados, visando responder à ausência de números oficiais por parte dos Estados. (Texto em espanhol)
   
Colômbia  
Publicada em: 30/11/2011

O GÊNERO DEPOIS DA CONSTITUIÇÃO


A Escola de Estudos de Gênero da Universidade Nacional da Colômbia lança o Boletim Anual, periódico de opinião sobre gênero e diversidade. Em seu primeiro número, a publicação faz um balanço do que significou a Constituição de 1991 para as mulheres colombianas em matéria de direitos, 20 anos depois de sua promulgação. (Texto em espanhol)
   
Pelo mundo  
Publicada em: 30/11/2011

Transições de gênero na França


O pesquisador francês Alain Giami (Inserm/França) apresentou, em palestra no CLAM, resultados de estudo encomendado pelo Ministério da Saúde francês que investiga a articulação entre transexualidade e AIDS e os tipos de percursos médicos e psicológicos associados às identidades trans naquele país.
   
Brasil  
Publicada em: 23/11/2011

Menos filhos, maior empoderamento


Os números do Censo 2010 apontam uma tendência de diminuição da taxa de fecundidade e da gravidez na adolescência e revelam um Brasil onde as mulheres têm optado cada vez mais por ter filhos após os 30 anos, seguindo um padrão de países desenvolvidos.
   
México  
Publicada em: 23/11/2011

Contra a patologização


No México, a Frente Trans aderiu à campanha internacional Alto a la Patologización 2012. A ativista trans Angie Rueda e especialistas do país opinam sobre o marco científico e jurídico que regula a identidade civil e o cuidado da saúde das pessoas trans. (Texto em espanhol)
   
Página 39 de 111
Navegação por TAGS

IMS/UERJ - R. São Francisco Xavier, 524, 6º Andar, BL. E - 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil