CLAM - Principal  
EM DESTAQUE | notícias CLAM
Brasil  
Publicada em: 29/09/2011

Autonomia ainda sob tutela


Em mais um Dia pela Descriminalização do Aborto na América Latina e no Caribe, o panorama no Brasil é de proliferação de proposições regressivas nas casas legislativas, enquanto o debate público sobre o tema permanece polarizado entre o "ser contra ou ser a favor" e ainda centrado na discussão em torno do início da vida.
   
Brasil  
Publicada em: 29/09/2011

Aborto: desafios atuais


Em mesa-redonda organizada em função do Dia pela Descriminalização do Aborto na América Latina e Caribe (28/9), operadores de direito, pesquisadores e feministas brasileiros discutiram a situação da mulher que aborta nos serviços de saúde e os julgamentos morais que se traduzem em atendimento inadequado.
   
Colômbia  
Publicada em: 29/09/2011

CONSCIÊNCIA BLINDADA


A objeção de consciência tem se convertido no baluarte daqueles que defendem a continuidade de um Estado confessional. Na Colômbia, congressistas promovem um projeto de lei que protegeria essa figura e estenderia sua aplicação à prática do aborto legal e da eutanásia. (Texto em espanhol)
   
Pelo mundo  
Publicada em: 21/09/2011

IASSCS incentiva produção do Sul Global


A IASSCS inaugura Programa para favorecer a publicação de trabalhos de pesquisadores do Sul Global sobre sexualidade, cultura e sociedade em revistas acadêmicas. São aceitas pré-propostas até o dia 8 de outubro. (Texto em inglês)
   
Pelo mundo  
Publicada em: 21/09/2011

Mortalidade materna na RHM


A revista Reproductive Health Matters está recebendo artigos sobre o porquê de alguns países estarem reduzindo os índices de mortalidade materna e outros não e sobre o que mudou na última década. (Texto em inglês)
   
América Latina  
Publicada em: 21/09/2011

MORTALIDADE MATERNA NA AMÉRICA LATINA


Decisão de Comitê da ONU de responsabilizar o Brasil por caso de morte materna amplia o debate sobre a questão para a América Latina, onde o acesso desigual das mulheres à saúde reprodutiva compromete o acordo dos diversos países da região de reduzir drasticamente a incidência de mortes maternas até 2015, como parte dos Objetivos do Milênio.
   
Colômbia  
Publicada em: 14/09/2011

ABORTO NA COLÔMBIA


Desde 1989 o país não contava com cifras confiáveis sobre aborto clandestino. Um novo estudo publicado pelo Instituto Guttmacher dos Estados Unidos estabelece uma base ao debate e às políticas públicas neste campo.(Texto em espanhol)
   
Pelo mundo  
Publicada em: 06/09/2011

ONU lança concurso de camisetas pelo fim da violência contra a mulher


A Organização das Nações Unidas (ONU) lançou concurso para incentivar a criação de camisetas que retratem os conceitos de respeito e igualdade para as mulheres. As inscrições está abertas até 21 de setembro.
   
Argentina  
Publicada em: 31/08/2011

OUTRO “SIM”


Iniciado na Argentina o debate legislativo em torno da lei de identidade de gênero. Entre quatro projetos apresentados, busca-se produzir um texto único que medie as diferenças em relação à inclusão da atenção à saúde de pessoas trans e a idade mínima para solicitar a mudança de identidade no Registro Nacional de Pessoas. (Texto em espanhol)
   
Brasil  
Publicada em: 31/08/2011

Crimes sexuais e papéis de gênero


Episódio de estupro dentro de um quartel do Exército no sul do Brasil evidencia como, apesar da recente mudança no Código Penal brasileiro sobre crimes sexuais, papéis de gênero ainda fundamentam a legislação penal militar no país.
   
Página 39 de 109
Navegação por TAGS

IMS/UERJ - R. São Francisco Xavier, 524, 6º Andar, BL. E - 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - Tel.: (21) 2568-0599